Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Eventos da Justiça

20 abril A 30 junho 2018 20 abril 2018

Condemnados à Pena Última, 150 Anos da Abolição da Pena de Morte - Exposição no Palácio Foz

Estará patente de 20 de abril a 1 de julho de 2018, no Palácio Foz, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, a Exposição "Condemnados à Pena Última, 150 Anos da Abolição da Pena de Morte", organizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Justiça com a colaboração da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e apoio da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros.

 

18 abr 2018, 10:57

 

Esta exposição pretende celebrar o avanço civilizacional alcançado por Portugal há 150 anos mediante a consagração da abolição da pena de morte para crimes civis em Carta de Lei, datada de 1 de julho de 1867 e outorgada pelo Rei D. Luís I, permitindo, aos visitantes, não só acompanhar o percurso luminoso desse ideal abolicionista tanto nos meios académicos, jurídicos e legislativos como tomar contacto com o lado sombrio de execuções à pena capital no nosso país, nalguns casos através de relatos presenciais da comoção que essas execuções causavam no seio da população.

 

A exposição, esteve anteriormente patente em Coimbra, tendo recebido inúmeros visitantes, nacionais e estrangeiros, que foram unânimes em salientar o interesse, qualidade e compreensibilidade da mesma.

 

Vídeo com uma breve descrição sobre a exposição:

https://www.youtube.com/watch?v=westU09C6Kk

@(conteudoJusticaGovPt)