Ir para Conteúdo principal
Normas dos serviços digitais

SEO


Objectivo

  • definir uma política de SEO abrangente a todos os serviços atuais e futuros
  • facilitar o acesso do utilizador à informação ou serviço que pretende.

O que é

O SEO, vem do acrónimo da frase inglesa Search Engine Optimization, em português significa optimização para os motores de busca. O SEO é uma disciplina do marketing digital que consiste nas técnicas utilizadas para melhorar o posicionamento de um site ou de um URL num motor de busca.

As técnicas de SEO dividem-se em on-page e off-page. As técnicas on-page são as aplicadas nas páginas alvo de optimização, como a optimização técnica ou a optimização de conteúdo. As técnicas off-page são as utilizadas fora das páginas que estão a ser optimizadas, como a criação de links externos.

As técnicas SEO usadas para o justiça.gov.pt centram-se na criação de todas as condições para que o motor de busca leia corretamente as nossas páginas e permitir que o utilizador encontre as informações que procura de forma simples e direta. 

 

Optimização técnica / Procedimentos técnicos 

A optimização técnica é a base da optimização, pois define as regras que o site deve ter para que seja lido corretamente pelos motores de busca, sem bloqueios que possam originar dificuldades na indexação.

 

Optimização de conteúdos / Procedimentos de conteúdo

Depois de garantir que os motores de busca conseguem recolher a informação e indexa-la corretamente, é contextualizado o portal com os seus targets.
Para fazer esta contextualização teremos de perceber quais as palavras que são procuradas pelo utilizador para encontrar o serviço ou informação que pretende. Em função dessas palavras chave são definidos os conteúdos a adaptar e a criar para satisfazer a necessidades dos utilizadores.

 

Optimização Off-page / Procedimentos externos

As recomendações de SEO incluem também o que é externo ao site - off page. 
Deveremos ter o controlo dos links que apontam para o nosso site, estes links deverão ir para as páginas que se pretendem e não para páginas desconhecidas e também controlar os link que estão no nosso site e direcionam para outros locais, é fundamental que não existam broken links.
 

Para apoiar os serviços da justiça a melhora a sua presença online propomos a leitura das seguintes páginas:

Recomendações de conteúdos:

Template base de conteúdos

Recomendação de escrita de conteúdos optimizados