Ir para Conteúdo principal

Serviços

Levantar o Cartão de Cidadão

Conheça os passos necessários para levantar o Cartão de Cidadão.

Pode receber o cartão em casa ou levantá-lo num balcão

Se vai renovar o Cartão de Cidadão, pode optar pela entrega do cartão em casa, por correio e sem custos adicionais, ou optar por levantá-lo num balcão do IRN à sua escolha. 

Para levantar o Cartão de Cidadão, apresente a carta PIN que foi enviada para a morada associada ao Cartão de Cidadão

A carta PIN contém os códigos das funcionalidades eletrónicas de autenticação e assinatura digital e a informação sobre o local de entrega do cartão, que pode ser o docmicílio ou um balcão, conforme a opção que tiver escolhido no momento do pedido.

Ativar o Cartão de Cidadão

Se recebeu o seu Cartão de Cidadão por correio pode ativar os certificados digitais de autenticação e assinatura digital por biometria, através da aplicação móvel AutenticaçãoGov. Se preferir, peça a ativação dos certificados num balcão do CC. 

Através da aplicação, ou no balcão, pode ainda ativar a Chave Móvel Digital, que lhe permite autenticar-se em portais públicos e privados de forma segura, e assinar documentos digitalmente com a mesma validade de uma assinatura feita à mão.

 

Quem pode levantar

O Cartão de Cidadão só pode ser levantado pelo seu titular, mas existem algumas exceções.

Nos balcões, o CC pode ser levantado:

  • pelo titular do cartão
  • pela pessoa indicada previamente pelo titular do cartão (obtenha a minuta na página impressos)
  • pela pessoa que represente um titular abrangido pelo regime do maior acompanhado.

Os cartões de cidadão renovados online só podem ser levantados pelo titular.

Os cartões enviados para casa por correio só podem ser entregues ao titular. Se o titular for menor de idade, o cartão é entregue à pessoa que estiver identificada na carta.

 

Como levantar

  1. Vai receber por correio, na morada associada ao Cartão de Cidadão, a carta PIN com os códigos do cartão e o local de levantamento.
  2. Dirija-se ao balcão indicado na carta PIN.
  3. Para levantar o Cartão de Cidadão, apresente a carta PIN.

 

Como alterar o local de levantamento

Se pretende alterar o local de levantamento do Cartão de Cidadão, envie o pedido por email, para o balcão referido na carta PIN, indicando o novo balcão onde pretende levantar o CC. Aguarde pela confirmação dos serviços. 

 

Tem 1 ano a contar da data do pedido para levantar o Cartão de Cidadão

Após esse prazo, não é possível levantar o cartão e vai ter de pedir um novo.

 

Onde levantar

O local de levantamento do Cartão de Cidadão está indicado na carta PIN e corresponde ao local que escolheu quando fez o pedido do cartão.

Se a carta PIN indicar "Entrega ao domicílio", o cartão será enviado para a morada de casa por correio registado.

Se indicar um balcão, deverá dirigir-se ao local para levantar o cartão.

Para mais informações contacte a Linha Cartão de Cidadão  (+351) 210 990 111, nos dias úteis das 9h às 18h.

 

Quanto custa

O levantamento do Cartão de Cidadão no balcão indicado na carta PIN não tem custos.

A alteração do balcão de levantamento custa 6 euros. 

O envio do cartão por correio não tem custos, mas a alteração da entrega (morada, data e horário) tem custos. Consulte o preço no site dos CTT.

Informação atualizada a 03 março 2024 00:31