prisionais01636392699293757515
Área territorial alargada do tribunal de execução de penas de Coimbra

Estabelecimento Prisional de Coimbra

Conheça os contactos e a localização da prisão de Coimbra.

Pode contactar o Estabelecimento Prisional de Coimbra

por telefone

  • (+351) 239 793 800

por fax

  • (+351) 239 701 213

por email, através do formulário

 

Horário de visitas

Os reclusos são distribuídos por cinco grupos. Os visitantes devem informar-se junto do Estabelecimento Prisional sobre o grupo em que se insere o recluso visitado.

Sábados

  • das 09h00 às 11h00, reclusos com número ímpar
  • das 14h30 às 16h00, reclusos com número par

Domingos

  • das 09h00 às 11h00, reclusos com número par
  • das 14h30 às 16h00, reclusos com número ímpar.


Localização

Morada

  • Rua da Infantaria, 23
    3004-006 Coimbra

Mapa

 

Características

Em dezembro de 1889 foi construída junto ao Convento de Santa Ana, então fora do perímetro urbano da cidade, a Cadeia Penitenciária de Coimbra, hoje designada Estabelecimento Prisional de Coimbra. Destinava-se a reclusos condenados a penas superiores a dois anos e delinquentes de "Difícil Correção".

Trata-se de um Estabelecimento Fechado, de construção celular, obedecendo a disposições arquitetónicas que o inserem nos chamados Estabelecimentos "em estrela" ou, de forma mais precisa, no sistema de Filadélfia, que permite uma maior facilidade de vigilância graças à sua configuração (Sistema Panóptico de Bentham).

A estrutura deste Estabelecimento Prisional estende-se por oito alas destinadas ao alojamento dos reclusos e a serviços diversos.

O Estabelecimento está vocacionado para a aprendizagem de vários ofícios, possuindo oficinas nas áreas da marcenaria, carpintaria, serração, estofaria, encadernação, empalhadores, entalhadores, mecânica, polidores, sapataria e serralharia, bem como de cursos de formação profissional nas áreas de instalação e reparação de computadores, reconhecimento, validação e certificação de competências, carpintaria de limpos e arruamentos e pavimentos. Ocupam igualmente reclusos os sectores: da agropecuária, da alfaiataria, da lavandaria, da messe, das obras, da sala de leitura, do salão de vendas e da secção elétrica.

O Estabelecimento está dotado com um ginásio de musculação e com uma vasta área com campo polidesportivo. Dispõe, igualmente, de cinco salas de aula e de uma sala de professores situadas fora da Zona Prisional.

A População Prisional é maioritariamente constituída por reclusos em cumprimento de penas de longa duração.~

Por despacho n.º 26 590/2001 (2ª. Série), de 31 de dezembro, a Zona Prisional da Diretoria de Coimbra da Polícia Judiciária foi reafetada à ex-Direção-Geral dos Serviços Prisionais, atual Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, tendo ficado dependente do Estabelecimento Prisional de Coimbra.

 

Ocupação laboral

  • Sector oficinal:
    Carpintaria/Marcenaria, Alfaiataria, Sapataria, Reparação-Auto, Cestaria, Serração, Serralharia, Estofaria, Encadernação.
  • Outras áreas:
    Manutenção e Limpeza

 

Classificação

  • Classificação de segurança: Alta
  • Classificação de grau de complexidade: Elevado.
  • Informação atualizada a 07 novembro 2018 10:55