Características
Iniciada a construção deste Estabelecimento Prisional em 1960, só em 1974 foram as obras dadas por concluídas, tendo, no entanto, as instalações sido ocupadas pela Forças Armadas. Em março de 1977, no seguimento da sua devolução ao Ministério da Justiça, recebeu o primeiro recluso. Todavia, após a ocorrência da conhecida "grande evasão" de 1978, as instalações foram encerradas e só em 1981 entrou em funcionamento o Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus.
As instalações constituem-se por quatro pavilhões de três pisos, em sistema de "poste telegráfico", um pavilhão de admissão, dois edifícios oficinais e um edifício administrativo.
No centro do conjunto existe uma grande área de recreio ladeada pelas instalações da escola, das oficinas,dos armazéns, da cozinha, da padaria, da lavandaria e da capela.
Existem ainda dois grandes complexos oficinais onde se desenvolvem as atividades laborais de natureza económica e de formação profissional. Aliás, é neste estabelecimento que funciona um dos mais importantes pólos de formação profissional para reclusos.
Em 1999, teve início neste estabelecimento o uso dos apartamentos conjugais destinados a visitas íntimas.
A população prisional é essencialmente constituída por reclusos condenados em penas de longa duração, existindo um número muito significativo de reclusos estrangeiros.
Ocupação laboral
- Setor Oficinal
Tipografia, Serralharia, Oficina-Auto e Carpintaria/Marcenaria.
- Outras Áreas
Manutenção, Limpeza, Padaria, Construção Civil, Artesanato, Cerâmica, Tapetes de Arraiolos, Montagem de Componentes Eléctricos, Trabalhos em Madeiras e Pintura.
- Tipografia, Serralharia, Carpintaria e Padaria
Informações e encomendas através dos Serviços Económicos do Estabelecimento Prisional
- Trabalhos em Artesanato
Pode adquirir trabalhos aos reclusos que os manufaturam através dos Serviços de Educação.
Classificação
- Segurança: Alta
- Grau de complexidade: Elevado