Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Conferência de Alto Nível e-Justice disponível em formato ebook

As intervenções, sessões e debates da Conferência de Alto Nível e-Justice “Para uma justiça eletrónica centrada nas pessoas” estão agora disponíveis na forma de ebook, com versão em português e em inglês.
02 ago 2021, 18:21
Capa do ebook em português
Capa do ebook em português

Organizada pelo Ministério da Justiça, integrada na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a Conferência de Alto Nível e-Justice “Para uma justiça eletrónica centrada nas pessoas” teve como objetivo refletir sobre o processo de transição para uma justiça digital na Europa, assim como sobre as oportunidades emergentes e os diferentes desafios que se colocam, nomeadamente em garantir o acesso de todos os cidadãos à Justiça.

Durante os dias 26 e 27 de abril de 2021, cerca de 80 oradores nacionais e internacionais debateram, em mais de 30 sessões assistidas por mais de 1.200 pessoas, os temas mais relevantes para a utilização da tecnologia como facilitador de maior eficiência, simplificação e celeridade nas respostas às necessidades dos cidadãos. A eficiência e a transparência estiveram em destaque, assim como a aplicação de princípios de “digital by default” e “only once”, colocando as pessoas no centro e procurando não deixar ninguém para trás.

A conferência contou com a presença das Ministras da Justiça de Portugal, Alemanha e Eslovénia e do Comissário Europeu para a Justiça na sessão de abertura do primeiro dia, tendo sido encerrada pelo Primeiro Ministro António Costa. Da lista de participantes fizeram igualmente parte membros destacados de várias instituições europeias e da OCDE, dos Tribunais e Registos, Notários e Advogados, assim como de empresas da área de LegalTech.

A transformação digital nos sistemas de Justiça e os desafios colocados no desenvolvimento de serviços centrados nas pessoas, o uso das tecnologias emergentes e a sua relação com a cibersegurança e a privacidade, assim como a necessidade de garantir a igualdade no acesso à Justiça para todos os cidadãos estiveram entre os principais temas que os cerca de 80 oradores abordaram.

A conferência permitiu uma ampla partilha de conhecimentos e de experiências, de boas práticas e de exemplos de como a inovação conheceu forte aceleração durante a pandemia da COVID-19 e de como se projetaram e adaptaram tecnologias e serviços para atender às necessidades dos cidadãos e das profissões jurídicas e para garantir a proteção dos direitos fundamentais.

As intervenções, sessões e debates da Conferência de Alto Nível e-Justice “Para uma justiça eletrónica centrada nas pessoas” estão agora reunidos na forma de ebook, que pode ser consultado na versão em português ou na versão em inglês.

Ministério da Justiça