Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

MENAC lança campanha de sensibilização e prevenção contra a corrupção

Arranca esta sexta-feira, data em que se assinala o Dia Internacional contra a Corrupção, uma campanha de sensibilização e prevenção contra o fenómeno da corrupção, promovida pelo Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC).
09 dez 2022, 17:15
Campanha anticorrupção do MENAC
Campanha anticorrupção do MENAC

Com o mote “Contra a corrupção, todos devemos dizer não!”, a campanha recorre a alguns exemplos abstratos de comportamentos associados à corrupção para alertar para os seus impactos ao nível da credibilidade das instituições democráticas e do desenvolvimento económico e social. O objetivo é sensibilizar os cidadãos para a necessidade de prevenir e contribuir para a rejeição do fenómeno.

A campanha conta com o apoio da RTP e da Antena 1 e estará presente em diversos locais de atendimento de serviços públicos, de norte a sul do país, estando prevista igualmente a sua divulgação através dos canais digitais de diversos organismos da administração pública.

O mês de dezembro foi instituído como mês da anticorrupção pela Estratégia Nacional Anticorrupção (ENAC), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 37/2021, de 6 de abril.

Através desta campanha, o MENAC dá cumprimento à recomendação da ENAC que defende que “a sensibilização dos cidadãos para o fenómeno da corrupção deve ser feita através da conceção de campanhas que, em linguagem acessível, alertem para comportamentos quotidianos impróprios associados a fenómenos de corrupção, contribuindo assim para uma melhor deteção dos mesmos, do mesmo passo que incentivam o seu repúdio”.

Ministério da Justiça