Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Mais de 146 mil pessoas já renovaram online o Cartão de Cidadão

O serviço online para renovar o Cartão de Cidadão abrange os cidadãos com 25 ou mais anos, que reutilizem os dados biométricos existentes no sistema do IRN.
29 mai 2020, 16:18
IRN
Computador portátil com página
Computador portátil com página "Renovar online Cartão de Cidadão" aberta

Entre 20 de maio de 2019, altura em que o serviço foi disponibilizado, até esta sexta-feira, dia 29 de maio, foram pedidos online 146.240 cartões de Cidadão, o que corresponde a uma média mensal superior a 10 mil pedidos. A medida, em conjunto com outras ações, contribuiu para ajudar a descongestionar o atendimento presencial.

O pico de utilização do serviço foi atingido em agosto do ano passado, com 16.204 pedidos. Janeiro foi, até à data, o mês mais significativo de 2020, registando 15.822 pedidos.

Ao nível da distribuição geográfica, são os concelhos de Lisboa, Porto e Sintra que dominam os pedidos online, perfazendo mais de 55% do total de pedidos. A adesão ao serviço é mais significativa na faixa dos 35 aos 49 anos, com 39,1% dos pedidos, e em cidadãos do género masculino, que perfazem 53,5% dos pedidos.

O balanço do primeiro ano da renovação online do Cartão de Cidadão evidencia, assim, um impacto positivo no atendimento, sobretudo nas zonas urbanas onde a afluência ao serviço presencial é maior.

Os dados de utilização da renovação online do Cartão de Cidadão são um indicador forte de que a oferta de serviços com autenticação através da internet pode aumentar e descongestionar o atendimento presencial.

O serviço online para renovar o Cartão de Cidadão está disponível para maiores de 25 anos, quando o documento tenha sido pedido antes de 1 de outubro de 2017 - tendo, por isso, um prazo de validade de cinco anos - e as impressões digitais existam no sistema do IRN.

Através da internet também é possível pedir uma segunda via do Cartão de Cidadão, no caso de perda, destruição, roubo ou furto do documento.

Ministério da Justiça