Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Mais de 40 mil pessoas renovam Cartão de Cidadão por SMS

Mais de 40 mil pessoas aceitaram a mensagem escrita (SMS) para renovarem o Cartão de Cidadão, desde o dia 6 de junho, quando foi lançada a funcionalidade, que dispensa a deslocação a serviços públicos dos Registos e custa menos.
26 jun 2020, 10:11
IRN
Imagem promocional do serviço de renovação por SMS do Cartão de Cidadão
Imagem promocional do serviço de renovação por SMS do Cartão de Cidadão

O serviço de renovação por SMS abrange os cidadãos com 25 ou mais anos, que não necessitem de atualizar os dados biométricos ou morada do seu Cartão de Cidadão.

O Instituto dos Registos e do Notariado envia um SMS (ou um email) e o cidadão, para autorizar a renovação, só tem de responder por SMS, para o número 915 692 970, com uma mensagem com o número de token pessoal, no formato “CCRN 999999 SIM”. Seguidamente recebe, por correio, na sua morada, a carta PIN e nela a referência para pagamento no Multibanco. Tem o custo 16,20 euros (é mais barato do que renovar num balcão) e o SMS não tem custos adicionais para o cidadão. O agendamento para o levantamento deve ser feito para os contactos indicados na carta PIN e, no dia do levantamento deve ser entregue a carta PIN e o comprovativo do pagamento.

A renovação por SMS recorre à informação existente no sistema do IRN, como os dados de identificação e os dados biométricos, permitindo agilizar o processo, desde o pedido até ao levantamento do documento, e reduzir ao mínimo a interação do cidadão com o serviço presencial.

Ainda este mês todos os cidadãos com o cartão caducado desde 24 de fevereiro, cujos contactos estão nos sistemas do Registo receberão um SMS ou um email a informar que estão abrangidos pela medida e que devem aguardar o pedido de autorização para renovação automática por SMS.

Em simultâneo foi criada também a Linha Cartão de Cidadão, disponível através do número (+351) 210 990 111, dedicada ao agendamento e ao apoio à realização online do serviço de renovação relacionadas com o Cartão de Cidadão, disponível diariamente, durante os dias úteis, entre as 9h e as 18h e todos os dias durante 24h, para cancelamentos do cartão de cidadão.

A renovação por SMS junta-se a outras medidas, como a renovação online do CC, que recorrem à informação existente no sistema do IRN para agilizar a fase do pedido, simplificando assim o processo de renovação e a vida dos cidadãos.

Para mais informações sobre a renovação por SMS do Cartão de Cidadão consulte esta página.


Ministério da Justiça