Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Balcão para desbloquear PINs atendeu mais de 300 cidadãos numa semana

Desde o dia 3 de agosto que o Registo do Areeiro tem disponível um balcão exclusivo para quem precisa de desbloquear os PINs do seu Cartão de Cidadão. Na primeira semana recorreram ao serviço 305 pessoas.
13 ago 2020, 12:56
IRN
Cartões de Cidadão
Cartões de Cidadão

Neste balcão, além de pedir o desbloqueio dos códigos PIN do Cartão de Cidadão, pode ainda solicitar a recuperação dos PINs do cartão, caso este tenha sido emitido a partir de 16 de abril de 2018. Evita assim que, em caso de perda dos códigos pessoais, seja necessário pedir e pagar um novo cartão.

Esta é mais uma medida que visa facilitar a vida dos cidadãos, nomeadamente aqueles que tendo o código PIN do Cartão de Cidadão bloqueado, ou tendo perdido a carta com os códigos PIN, estão impossibilitados de utilizar os serviços online.

O balcão de desbloqueio de PINs e recuperação de PUKs do Cartão de Cidadão do Areeiro, em Lisboa, funciona apenas mediante marcação prévia, nos dias úteis, das 9h00 às 16h30.

O agendamento é feito online em https://agendamento.irn.mj.pt ou através da Linha Cartão de Cidadão 210 990 111.

Os códigos PIN associados ao Cartão de Cidadão permitem diferentes funcionalidades digitais, nomeadamente a autenticação no acesso a sites ou a realização de serviços online, assim como a assinatura de documentos digitais.

Ministério da Justiça