Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Vila de Rei é o primeiro município a integrar a expansão do BUPi

Com entrada prevista para janeiro de 2021, Vila de Rei será o primeiro município da fase de expansão a georreferenciar os seus prédios rústicos no BUPi.
22 dez 2020, 16:07
Mapa com Vila de Rei
Mapa com Vila de Rei

A fase de expansão do sistema de informação cadastral simplificado terá início com a entrada de Vila de Rei, o primeiro dos municípios que se candidataram aos Programas Operacionais Regionais Norte e Centro a fazer parte do programa de expansão do sistema cadastral simplificado.

A entrada de Vila de Rei no BUPi vai permitir ao município um maior planeamento dos seus territórios e reforçar a defesa da floresta contra incêndios, permitindo identificar os proprietários de terrenos rústicos e mistos.

Vila de Rei é um dos primeiros municípios a operacionalizar projetos de Áreas Integradas da Gestão da Paisagem (AIGP), que vão possibilitar a gestão e exploração comum dos espaços agroflorestais em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio, e para os quais e a existência do cadastro simplificado se reveste de especial necessidade. 

A entrada no programa de expansão será feita de forma faseada, dando prioridade aos municípios mais vulneráveis em termos de incêndios, nomeadamente aos da zona do Pinhal Interior. Prevê-se que a adesão de todos os municípios ocorra até ao final do primeiro trimestre de 2021.

Com uma forte adesão, o projeto BUPi registou candidaturas de 138 municípios ao programa de expansão do cadastro simplificado, num investimento total de 24 milhões de euros, que se destinam a financiar as despesas associadas à operação.  

Ministério da Justiça