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O que é a Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital (CMD) é uma forma simples e segura de autenticação que permite aceder aos sites da administração pública e de algumas entidades privadas.

A CMD associa um número de telemóvel ao número de identificação civil de um cidadão português ou ao número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.

A CMD tem dois fatores de segurança:

  • um PIN escolhido pelo cidadão
  • um código de segurança numérico e temporário, recebido por SMS ou email, que é válido para cada pedido de autenticação.


Quem pode pedir a Chave Móvel Digital

Qualquer pessoa com 16 ou mais anos pode pedir a Chave Móvel Digital.

As pessoas maiores de idade (18 ou mais anos) abrangidas pelo Regime do Maior Acompanhado podem pedir a CMD, exceto se o tribunal judicial tiver declarado impedimento.


Como pedir a Chave Móvel Digital

Através da internet, no site Autenticação.gov.pt

Aceda à área da “Chave Móvel Digital” no site Autenticação.gov.pt. Escolha “Pedido de Chave”. Vai ter duas opções para pedir a Chave Móvel Digital:

  1. Opção a - pedir com seu Cartão de Cidadão
    Vai precisar de: um leitor de cartões, o seu Cartão de Cidadão e do seu código PIN de autenticação
    Insira os seus dados e siga os passos.
    Para confirmar o pedido, vai receber por SMS um código de confirmação.

    Por razões de segurança, quando fizer a primeira autenticação com o seu PIN temporário, vai ser pedido que o altere para um PIN numérico à sua escolha.

  2. Opção b - pedir com a autenticação do Portal das Finanças
    Vai precisar do seu NIF (também conhecido como Número de Contribuinte) e da senha de acesso ao Portal das Finanças.
    Insira os seus dados e siga os passos.
    Para confirmar o pedido, vai receber por SMS um código de confirmação.
    No prazo de 5 dias, vai receber na morada do Cartão de Cidadão uma carta com o PIN temporário.

    Por razões de segurança, quando fizer a primeira autenticação com o seu PIN temporário, vai ser pedido que o altere para um PIN numérico à sua escolha.

Veja o vídeo sobre como pedir a Chave Móvel Digital.


Presencialmente

Vai precisar de ter consigo um documento de identificação, que pode ser o Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Passaporte, e dirigir-se:

Pode ainda pedir a CMD no momento de levantamento do seu Cartão de Cidadão nos balcões do IRN.

Se for cidadão estrangeiro, vai precisar do Passaporte e só vai poder pedir a Chave Móvel Digital num balcão da rede de Espaços Cidadão.


Onde pedir a Chave Móvel Digital

Pode pedir a CMD através da internet, no site Autenticação.gov.pt.

Pode também dirigir-se a um balcão de atendimento:

Pode ainda pedir a CMD no momento de levantamento do Cartão de Cidadão no balcão do IRN.

Se for cidadão estrangeiro, deve dirigir-se a um Espaço Cidadão.


Como usar a Chave Móvel Digital

Com a Chave Móvel Digital pode autenticar-se em vários sites de serviços públicos e privados, de forma simples e segura, utilizando apenas o seu número de telemóvel e um PIN de 4 dígitos.

Por exemplo:

  1. Entre num portal do Estado, como o Portal do SNS
  2. Aceda à Área do Cidadão através do botão azul
  3. Escolha Chave Móvel Digital
  4. É redirecionado para Autenticação.gov.pt, onde vai ser-lhe pedido que autorize o envio dos seus dados
  5. Insira o número de telemóvel e o PIN da CMD (caso ainda não tenha alterado o código PIN temporário, vai ser pedido, nesta fase, que altere esse código)
  6. Vai receber uma SMS com o código de confirmação
  7. Insira esse código e clique em autenticar. Está concluída a autenticação e já pode aceder aos serviços do portal.

Veja o vídeo sobre como usar a Chave Móvel Digital.


A que serviços posso aceder com a Chave Móvel Digital

Pode aceder aos sites da administração pública, assim como aos sites de algumas entidades privadas.

Estes são alguns dos portais e sites onde se pode autenticar com CMD:


Dúvidas e resolução de problemas

Quando faço o pedido da Chave Móvel Digital (CMD), preciso indicar o número de telemóvel?

Sim, o número de telemóvel é obrigatório para o registo e ativação da CMD.


Posso associar o mesmo número de telemóvel a dois registos de Chave Móvel Digital?

Não. Só pode associar um número de telemóvel a cada CMD porque vai ter de inserir o número de telemóvel sempre que se autenticar num site ou portal com a CMD.

Se não puder associar um número de telemóvel à CMD, não pode ativar a CMD. Em alternativa, pode autenticar-se nos sites e portais com o Cartão de Cidadão.


Posso associar o mesmo email a mais do que um registo de Chave Móvel Digital?

Não, só pode associar um email a um registo de Chave Móvel Digital.


Fiz o pedido da Chave Móvel Digital com a autenticação do Portal das Finanças, mas ainda não recebi a carta com o código PIN temporário. O que devo fazer?

A carta com o código PIN é enviada para a morada do Cartão de Cidadão. Se não recebeu a carta, precisa de se dirigir a um balcão de atendimento, da rede de Espaço Cidadão e pedir o novo PIN temporário.​


Perdi ou esqueci-me do PIN da Chave Móvel Digital, o que devo fazer?

Se não sabe o PIN da sua CMD, pode pedir um novo PIN temporário num Espaço Cidadão


Tenho a Chave Móvel Digital bloqueada, o que devo fazer?

Pode desbloquear a sua Chave Móvel Digital através da internet, no site Autenticação.gov.pt:

  • No registo online, na área pessoal aceda aos seus dados de registo da CMD com o seu Cartão de Cidadão. Vai precisar do Cartão de Cidadão, leitor de cartões e PIN de autenticação.

Em alternativa, pode desbloquear a sua CMD num balcão de atendimento da rede de Espaços Cidadão.


O código de segurança que recebi no meu telemóvel ou email é para usar em todas as autenticações?

Não. O código de segurança de seis dígitos que recebeu é único e temporário, apenas pode ser utilizado numa autenticação. Sempre que se autenticar num site ou portal vai receber por SMS ou email, conforme a opção que escolheu, um novo código de segurança.


Não consigo utilizar o meu código de segurança para me autenticar, como resolver?

Pode reiniciar a autenticação com a sua CMD, introduzindo novamente o seu número de telemóvel e o PIN. Vai receber o novo código de segurança por SMS ou email, conforme a opção que escolheu.

Quando recebe o código de segurança para se autenticar tem cinco minutos para o utilizar. Passado esse tempo, o código expira e precisa de reiniciar o seu processo de autenticação.


Alterei o meu número de telemóvel. O que devo fazer?

Pode alterar o número de telemóvel associado à CMD, através da internet ou num Espaço Cidadão.

Através da Internet:

  • aceda a Autenticação.gov.pt
  • na sua área pessoal, autentique-se com o Cartão de Cidadão ou com a CMD
  • clique em “Chave Móvel Digital”, depois em “Telemóvel” e depois em “Alterar” e siga as instruções.


Quero alterar o email na CMD, como faço?

Pode alterar o email associado à CMD, através da internet ou num Espaço Cidadão.

Através da internet:

  • com Cartão de Cidadão ou CMD (se tiver um email associado)
  • aceda a Autenticação.gov.pt
  • na sua área pessoal, autentique-se com o Cartão de Cidadão ou com a CMD
  • clique em “Chave Móvel Digital”, depois em “email” e depois em “Alterar” e siga as instruções.


Não tenho a carta com os códigos PIN do Cartão de Cidadão (CC), o que devo fazer?

Verifique se o seu Cartão de Cidadão foi emitido depois de 1 de abril de 2018. Nesse caso, pode recuperar os códigos PIN do Cartão de Cidadão dirijindo-se a um balcão do IRN e validando a sua impressão digital.

O pedido de recuperação dos códigos PIN do CC custa 5 euros.

Se o seu Cartão de Cidadão foi emitido antes de 1 de abril de 2018, não pode recuperar os códigos PIN e vai ter de pedir um novo CC.


Preciso de ter leitor de cartões para me autenticar com o Cartão de Cidadão?

Sim. Precisa de um leitor de cartões para se autenticar com o Cartão de Cidadão.

Os leitores de cartões são dispositivos que se ligam ao computador por USB, mas alguns computadores também têm leitores de cartões integrados, onde é possível colocar o Cartão de Cidadão.


Tenho o Bilhete de Identidade vitalício, posso ter Chave Móvel Digital?

Se tiver um Bilhete de Identidade, pode pedir a CMD num balcão de atendimento:


Tenho título de residência, posso ter Chave Móvel Digital?

Por enquanto, ainda não é possível.

Informaçao atualizada a 2019-11-14