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O que é a Chave Móvel Digital

A Chave Móvel Digital (CMD) é uma forma simples e segura de autenticação que permite aceder a portais de serviços públicos e de entidades privadas e assinar documentos digitalmente.

A CMD associa um número de telemóvel ao número do documento de identificação (Cartão de Cidadão, Passaporte, Título de residência, Cartão de residência)

A CMD tem dois fatores de segurança:

  • um PIN de quatro dígitos escolhido por si
  • um código de segurança numérico e temporário, válido apenas para cada autenticação. Este código tem seis dígitos e é recebido por SMS, email ou notificação push no telemóvel.


O que posso fazer com a Chave Móvel Digital

Com a CMD pode:


Quem pode pedir a Chave Móvel Digital

Qualquer cidadão português ou estrangeiro pode pedir a Chave Móvel Digital.

Se for cidadão estrangeiro precisa de ter número de contribuinte (NIF) português. Pode ativar a CMD com o passaporte, o Cartão ou Título de Residência. Se residir no estrangeiro pode ativar a CMD com o passaporte, desde que tenha um representante fiscal em Portugal.


Como pedir a Chave Móvel Digital

Através da internet, no site Autenticação.gov.pt

Aceda a Autenticação.gov.pt e clique em Ativar a Chave Móvel Digital. Tem duas opções para ativar online a CMD:

  1. com seu Cartão de Cidadão
    Vai precisar de ter a aplicação Autenticação.Gov instalada no seu computador, de um leitor de cartões e do código PIN de autenticação que se encontra na carta de códigos PIN do Cartão de Cidadão.
    Veja como fazer neste vídeo.

  2. com os dados de acesso ao Portal das Finanças
    Vai precisar do seu NIF e da senha de acesso ao Portal das Finanças.
    Veja como fazer neste vídeo.
    No prazo de 5 dias, vai receber na morada do Cartão de Cidadão uma carta com o PIN temporário.

Por razões de segurança, na primeira autenticação com o seu PIN temporário, vai ser pedido que o altere para um PIN numérico à sua escolha.


Presencialmente

Pode pedir a CMD no momento de levantamento do seu Cartão de Cidadão nos balcões do IRN, ou em momento posterior:

A CMD pode ser associada ao Cartão de Cidadão, Passaporte ou Bilhete de Identidade. Vai precisar de indicar o seu número de telemóvel e ter consigo o respetivo telemóvel no momento do pedido.

Se for cidadão estrangeiro com NIF português, pode pedir a CMD com o Passaporte ou com o título de residência:

Se residir no estrangeiro e não tiver um representante fiscal em Portugal para a obtenção de NIF, o pedido de CMD com o Passaporte apenas está disponível nos postos consulares portugueses de Bruxelas, Londres, Paris e São Paulo.


Onde pedir a Chave Móvel Digital

Através da internet pode pedir a CMD no site Autenticação.gov.pt.

Presencialmente pode pedir a CMD num balcão:

Pode ainda pedir a CMD no momento de levantamento do Cartão de Cidadão num balcão do IRN.

Se for cidadão estrangeiro, deve dirigir-se a um Espaço Cidadão.


Como usar a Chave Móvel Digital

Pode usar a Chave Móvel Digital, utilizando o seu número de telemóvel e um PIN de 4 dígitos, para se autenticar de forma simples e segura em sites de serviços públicos e privados, e assinar documentos digitalmente.

Por exemplo, autenticação num serviço público:

  1. Entre num portal do Estado, como o Portal do SNS
  2. Aceda à Área do Cidadão
  3. Escolha Chave Móvel Digital
  4. Vai ser redirecionado para Autenticação.gov.pt, onde deve escolher o meio de autenticação e autorizar o envio dos seus dados
  5. Insira o número de telemóvel e o PIN da CMD (caso ainda não tenha alterado o código PIN temporário, vai ser pedido, nesta fase, que altere esse código)
  6. Vai receber uma SMS, email ou notificação no seu telemóvel com um código de seis dígitos
  7. Insira esse código e clique em autenticar. Já pode aceder aos serviços do portal.

Veja também o vídeo sobre como usar a Chave Móvel Digital.


Dúvidas e resolução de problemas

Quando faço o pedido da Chave Móvel Digital (CMD), preciso indicar o número de telemóvel?

Sim, o número de telemóvel é obrigatório para o registo e ativação da CMD.


Posso associar o mesmo número de telemóvel a dois registos de Chave Móvel Digital?

Não. Só pode associar um número de telemóvel a uma CMD porque sempre que se autenticar num site vai ter de inserir o número de telemóvel.

Se não puder associar um número de telemóvel à CMD, não pode ativar a CMD. Em alternativa, pode usar o Cartão de Cidadão para se autenticar em sites ou assinar documentos digitalmente.


Posso associar o mesmo email a mais do que um registo de Chave Móvel Digital?

Não, só pode associar um email a uma Chave Móvel Digital.


Fiz o pedido da Chave Móvel Digital com os dados de acesso ao Portal das Finanças, mas ainda não recebi a carta com o PIN temporário. O que devo fazer?

A carta com o PIN temporário é enviada para a morada do Cartão de Cidadão. Se não recebeu a carta, dirija-se a um balcão de atendimento da rede de Espaço Cidadão e peça um novo PIN temporário.​


Perdi ou esqueci-me do PIN da Chave Móvel Digital, o que devo fazer?

Se não sabe o PIN da sua CMD, pode pedir um novo PIN temporário num Espaço Cidadão.


Tenho a Chave Móvel Digital bloqueada, o que devo fazer?

Pode desbloquear a sua Chave Móvel Digital através da internet, no site Autenticação.gov.pt:

  • No registo online, na área pessoal aceda aos seus dados de registo da CMD com o seu Cartão de Cidadão. Vai precisar do Cartão de Cidadão, leitor de cartões e PIN de autenticação.

Em alternativa, pode desbloquear a sua CMD num balcão de atendimento da rede de Espaços Cidadão.


Autentiquei-me num portal e recebi um código numérico. Este código é válido para usar em todas as autenticações?

Não. O código numérico de seis dígitos que recebeu é único e temporário, apenas pode ser utilizado numa autenticação. Sempre que se autenticar num site ou portal vai receber um novo código numérico.


Não consigo utilizar o código numérico que recebi por SMS para me autenticar, como resolver?

Quando recebe o código numérico para se autenticar tem cinco minutos para o utilizar. Passado esse tempo, o código expira e precisa de voltar a autenticar-se, inserindo novamente o seu número de telemóvel e o PIN. Vai receber um novo código numérico por SMS, email ou notificação no telemóvel.


Alterei o meu número de telemóvel. O que devo fazer?

Pode alterar o número de telemóvel associado à CMD, através da internet ou num Espaço Cidadão.

Através da Internet:

  • aceda a Autenticação.gov.pt
  • na sua área pessoal, autentique-se com o Cartão de Cidadão ou com a CMD
  • clique em Chave Móvel Digital, depois em Telemóvel e depois em Alterar e siga as instruções.


Quero alterar o email na CMD, como faço?

Pode alterar o email associado à CMD, através da internet ou num Espaço Cidadão.

Através da internet:

  • com Cartão de Cidadão ou CMD (se tiver um email associado)
  • aceda a Autenticação.gov.pt
  • na sua área pessoal, autentique-se com o Cartão de Cidadão ou com a CMD
  • clique em Chave Móvel Digital, depois em email e depois em Alterar e siga as instruções.


Preciso de ter leitor de cartões para me autenticar com a Chave Móvel Digital?

Não. A autenticação com a Chave Móvel Digital não requer leitor de cartões.

Só precisa de um leitor de cartões para usar as funcionalidades eletrónicas do chip do Cartão de Cidadão.


Posso assinar documentos digitalmente com a Chave Móvel Digital?

Sim, a partir dos 16 anos pode assinar documentos com CMD. Pode ativar a assinatura digital com a ativação da CMD ou numa data posterior.


Tenho o Bilhete de Identidade vitalício, posso ter Chave Móvel Digital?

Sim, pode pedir a CMD com Bilhete de Identidade num balcão de atendimento.

Tenho título de residência, posso ter Chave Móvel Digital?

Sim, pode ativar a Chave Móvel Digital com título de residência.


Sou cidadão estrangeiro, posso ter Chave Móvel Digital?

Sim, se tiver NIF português pode associar a Chave Móvel Digital ao seu Passaporte. Se residir no estrangeiro, vai precisar de ter um representante fiscal em Portugal para obter o NIF.

IRN
Informaçao atualizada a 2022-04-15