Conciliação
A conciliação é um método de resolução de litígios, no qual as partes em conflito aceitam a intervenção de um terceiro (conciliador) para os ajudar a encontrar uma solução pacífica para o litígio.
O conciliador tem um papel mais ativo do que o mediador na procura da solução para o conflito, mas deve manter sempre uma posição neutra e imparcial.
Esta é a diferença entre a conciliação e a mediação. O mediador promove o diálogo entre as partes, que constroem a solução para o conflito sem a interferência do mediador. O conciliador promove o restabelecimento do diálogo entre as partes, mas também pode sugerir uma solução pacífica para o conflito em questão.
A Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) gere, em nome do Ministério da Justiça, o Sistema Público de Apoio à Conciliação no Sobre-Endividamento (SISPACSE).
O SISPACSE promove a obtenção de soluções para conflitos que surgem do não cumprimento de obrigações pecuniárias, juntando todos os interessados, apoiados por um conciliador, profissional habilitado a usar técnicas que promovem esse acordo.