Ir para Conteúdo principal
judicial01636373512881916536
Serviços

Plataforma de Resolução de Litígios

A Plataforma de Resolução Alternativa de Litígios (Plataforma RAL +) permite utilizar os julgados de paz, os sistemas públicos de mediação e os centros de arbitragem.

Os julgados de paz, a mediação e a arbitragem são meios de resolução alternativa de litígios que permitem resolver pequenos conflitos de forma mais rápida e menos burocrática.

Estes serviços podem ser utilizados presencialmente ou por via digital, num único ponto de acesso, a Plataforma RAL +.

Na plataforma poderá utilizar:
  •  Os sistemas de Mediação Familiar e Laboral
  • Todos os Julgados de Paz do país, com exceção dos Julgados de Paz de Lisboa, Porto, Coimbra, Funchal e Vila Nova de Gaia.
    Se o Julgado de Paz competente para o seu caso corresponder a um dos Julgados de Paz acima indicados como exceção, não deve submeter a ação através da plataforma RAL+, devendo antes recorrer à via habitual, ou seja, a submissão da ação deve ser efetuada presencialmente no Julgado de Paz competente, via CTT ou por correio eletrónico.

    Em breve, a plataforma vai incluir os Centros de Arbitragem de Conflitos de Consumo e todos os Julgados de Paz.

 

Quem pode utilizar?

Qualquer pessoa pode utilizar a plataforma RAL+ para pedir mediação familiar, mediação laboral ou iniciar um processo num Julgado de Paz.

 

Como utilizar?

Para apresentar um pedido na plataforma RAL+ vai precisar de se autenticar com o Cartão de Cidadão ou com a Chave Móvel Digital.

Escolha o serviço pretendido:

Preencha o formulário, identifique o motivo do conflito e as partes envolvidas.

No fim, confirme o seu pedido.

 

Quanto custa

Apresentar um pedido na plataforma RAL+ não tem custos, mas os serviços de mediação familiar, mediação laboral e dos Julgados de Paz têm custos.

Informação atualizada a 15 janeiro 2026 17:49