Até ao dia 31 de julho de 2019, o DUA era emitido em suporte de papel sintético, dobrável em três partes, com seis páginas que contêm um conjunto de avançados elementos de segurança física.

DUA na Carteira
Entre 1 de agosto e 31 de dezembro de 2019 decorreu a fase piloto do projeto "DUA na Carteira" com a emissão do DUA num novo formato (cartão).
O DUA no novo formato abrangeu apenas os veículos com a primeira matrícula atribuída a partir de 1 de agosto de 2019 em território nacional, assim como os pedidos de certificado de matrícula que recaiam sobre essas matrículas. A partir de 1 de agosto de 2020 todos os certificados de matrícula passaram a ser emitidos no novo formato cartão.
O novo DUA, em suporte de cartão de policarbonato, tem dimensões mais reduzidas, semelhantes às do Cartão de Cidadão e o seu material confere ao documento maior resistência, maior durabilidade e uma elevada segurança dos dados. O DUA no novo formato é mais resistente, mais seguro e mais fácil de guardar na carteira.
O documento incorpora um código UniQode para a leitura ótica da informação do certificado de matrícula. Para ler o código UniQode é necessário ter a aplicação DUApp, que está disponível gratuitamente na Apple Store e Google Play.

O DUA em suporte de papel sintético, o livrete e título de registo de propriedade vão continuar válidos.