Ir para Conteúdo principal
Como criar uma empresa online

Escolher o contabilista certificado

As sociedades comerciais estão obrigadas a ter contabilidade organizada.

 

As sociedades comerciais estão obrigadas a ter contabilidade organizada, mas não é obrigatório indicar logo um contabilista certificado com o pedido de criação da empresa online.

 

Como escolher o contabilista certificado

No serviço Empresa online 2.0 pode optar por:

  • indicar os dados do seu contabilista certificado: nome, número de inscrição na Ordem dos Contabilistas Certificados, NIF e domicílio profissional
  • escolher um contabilista certificado da Bolsa de Contabilistas Certificados 
  • escolher o contabilista certificado do mesmo concelho da sede da empresa, apresentado automaticamente pelo sistema.

A declaração de início de atividade só pode ser entregue no portal da Finanças pelo contabilista certificado. 

O contabilista certificado deve, no prazo de 15 dias a contar da data do registo comecial, apresentar nas Finanças a declaração de início de atividade da empresa.

 

Responsabilidades do contabilista certificado

As principais funções dos Contabilistas Certificados são:
  • executar a contabilidade
  • garantir a regularidade técnica nas áreas contabilística e fiscal
  • prestar consultoria
  • assinar demonstrações financeiras e declarações fiscais
  • intervir no processo e no procedimento tributário em representação das entidades por cuja contabilidade são responsáveis.
Informação atualizada a 09 outubro 2023 09:44