4.700 candidaturas no concurso para Conservador e oficial de Registos
Já terminou o concurso para acesso às carreiras e categorias de conservador e oficial de Registos. Entre as mais de 4.700 candidaturas, 2.533 candidatos inscreveram-se para Oficial de Registos e 1.876 para Conservador de Registos no território continental.
As candidaturas estavam abertas na plataforma de recrutamento do Instituto dos Registos e Notariado desde o dia 21 de junho e terminaram no dia 12 de julho, às 23h59, tendo registado um elevado número de candidatos para integração nas carreiras do Registo.
Entre as 4.700 candidaturas apresentadas no concurso, 2.533 candidatos inscreveram-se para Oficial de Registos e 1.876 para Conservador de Registos no território continental. Registaram-se ainda 294 candidaturas para Conservador de Registos na Região Autónoma da Madeira.
Estes resultados tão expressivos evidenciam o papel e a relevância destas categorias profissionais e do setor dos Registos, que acompanham cidadãos e empresas ao longo das suas vidas, garantindo a segurança e autenticidade de documentos e atos, indispensáveis ao bom funcionamento da sociedade e da economia.
O procedimento faz parte de um compromisso plurianual de contratação de novos trabalhadores para estas carreiras especiais, assumido pelo Governo no início deste mandato. O objetivo é integrar nos serviços do Registo mais de três centenas de novos trabalhadores ainda durante o ano de 2023.
Este é o primeiro procedimento concursal aberto em 23 anos para as carreiras de regime especial do Instituto dos Registos e Notariado. Com este recrutamento, as conservatórias de todo o país contarão com 240 novos oficiais de registos e 50 novos conservadores de registos.
Além destes, foram propostos pela Direção Regional da Administração da Justiça mais 8 conservadores de registo, para ingressarem nos serviços de Registo da Região Autónoma da Madeira.
De assinalar ainda as contratações, em curso, de 25 técnicos superiores no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência e de assistentes técnicos no âmbito das parcerias estabelecidas com os municípios.