Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Conferência debate uma Justiça eletrónica centrada nas pessoas

A conferência de Alto Nível decorre nos dias 26 e 27 de abril e é um momento chave da Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, dando destaque às prioridades definidas nesta área.
19 abr 2021, 15:58
Conferência de Alto Nível e-Justice, 26 e 27 de abril de 2021
Conferência de Alto Nível e-Justice, 26 e 27 de abril de 2021

A conferência de Alto Nível “Para uma justiça eletrónica centrada nas pessoas” vai decorrer online e faz parte de um trabalho de reflexão e aprofundamento da aposta na Justiça Eletrónica na União Europeia, dando seguimento a um trabalho desenvolvido na Estratégia e Plano de Ação EU e-Justice 2019-2023. Esta é também uma das prioridades definidas pela área governativa da justiça em Portugal, que identificou a digitalização da justiça como uma das prioridades do seu programa da Presidência do Conselho da União Europeia, promovendo a continuidade e o aprofundamento do processo de transição digital que está em curso.

Durante dois dias, 26 e 27 de abril, mais de 80 oradores nacionais e internacionais, vão debater, em mais de 30 sessões, os temas mais relevantes para a utilização da tecnologia como facilitador de maior eficiência, simplificação e celeridade nas respostas às necessidades dos cidadãos. O foco é colocado na eficiência e transparência, e na aplicação de princípios de “digital by default” e “only once”, colocando as pessoas no centro e procurando não deixar ninguém para trás.

A conferência conta com a presença das Ministras da Justiça de Portugal, Alemanha e Eslovénia e do Comissário Europeu para a Justiça na sessão de abertura do primeiro dia, e vai ser encerrada pelo Primeiro Ministro António Costa, que também se junta a um momento de debate relevante para o futuro da utilização da tecnologia na Justiça. Da lista de oradores constam também membros destacados de várias instituições europeias e da OCDE, dos Tribunais e Registos, Notários e Advogados, assim como de empresas da área de LegalTech.

A inscrição para a conferência é gratuita e pode ser feita online, contando já com mil profissionais inscritos, que para além de poderem assistir aos keynotes e debates podem participar em momentos de networking na plataforma e visitar perto de três dezenas de stands virtuais de várias organizações.

Entre os temas das mais de 30 sessões estão a transformação digital da justiça, uma perspetiva multidimensional do acesso à justiça e da utilização da tecnologia e inovação para uma melhor justiça. Ética Digital, cibersegurança e identidade digital fazem também parte do leque de temas abordados, e há uma sessão dedicada às Mulheres na Justiça e à Justiça para as Mulheres.

Saiba mais sobre a conferência e faça o seu registo online para poder participar nos dias 26 e 27 de abril.

Ministério da Justiça