Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Jorge Albino Alves Costa toma posse como Diretor Geral da DGPJ

Tomou hoje posse o novo Diretor Geral da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ), Jorge Albino Alves Costa.
04 mar 2021, 18:09
Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e Jorge Albino Alves Costa
Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, e Jorge Albino Alves Costa

Nascido em fevereiro de 1959, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e pós-graduou-se em Direito Comunitário na Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. Magistrado, foi membro do Conselho Superior do Ministério Público, docente no Centro de Estudos Judiciários, assessor no Tribunal Constitucional (Gabinete do Ministério Público) e Secretário da Procuradoria-Geral da República.

Representou o Ministério da Justiça em diversos grupos e comissões de trabalho, nomeadamente na Comissão para a elaboração da nova Lei de Saúde Mental, no Conselho Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e na Comissão de Acompanhamento da Execução do Acordo de Concertação Estratégica.

Foi chefe do Gabinete do Ministro da Justiça (1999), Coordenador Adjunto de Equipa de Missão (2000), Subinspetor-Geral da Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça (2014-2015) e Chefe do Gabinete da Ministra da Administração Interna (2015-2017).

Tem participado, desde 1997, como orador ou moderador, em diversos seminários, ações de formação e conferências em território nacional e também no estrangeiro, organizadas ou com o suporte de organizações como a Comissão Europeia, o Conselho da Europa, ou por Instituições Universitárias e outras ligadas à Formação de Magistrados (CEJ, CES).

Possui artigos publicados em diversas revistas e colaborou em obras coletivas sobre cooperação judiciária em matéria penal e sobre direito do trabalho.

Ministério da Justiça