Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Judiciária e PSP recebem verbas para combater explosivos

O financiamento decorre da aprovação das candidaturas que estes dois corpos de polícia fizeram no âmbito do Fundo para a Segurança Interna.
30 out 2017, 09:06
Polícia Judiciária
Polícia Judiciária

A Secretaria-Geral do Ministério da Justiça (SGMJ), enquanto Autoridade Delegada para a gestão do Fundo para a Segurança Interna (FSI), aprovou, no dia 24 de outubro, as candidaturas apresentadas pela Polícia Judiciária (PJ) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP).

A candidatura da PJ pretendia dotar o seu Laboratório de Polícia Científica de novos equipamentos que permitam, da melhor forma, identificar, localizar e conhecer o processo de fabrico dos precursores de grande parte dos explosivos.

Este reforço permitirá aumentar a base de conhecimento sobre estes componentes, bem como fortalecer a rede de partilha de inteligência sobre esta matéria entre os Estados-Membros da União Europeia.

A verba do FSI alocada a esta candidatura será de 578.121,59 euros.

A candidatura da PSP também se insere no âmbito da rastreabilidade dos componentes precursores dos explosivos.

O objetivo da PSP é investir no desenvolvimento de capacidades no que toca à prevenção da criminalidade com recurso a explosivos. Este reforço vai contribuir para a segurança interna do país e, consequentemente, da União Europeia e dos demais Estados-Membros.

A candidatura da PSP tem o valor de 29.841,75 euros.

Ministério da Justiça