Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Utilização dos serviços de Registo Civil online cresce com CMD

A possibilidade de usar a Chave Móvel Digital como forma de autenticação levou a um crescimento significativo no acesso aos serviços do Registo Civil disponíveis online.
18 jul 2023, 16:02
Serviços online do Registo Civil
Serviços online do Registo Civil

O acesso aos serviços do renovado Registo Civil Online cresceu significativamente, desde que passou a ser possível usar a Chave Móvel Digital (CMD) como forma de autenticação.

Entre o início de 2023 e até ao final do passado mês de junho, o Registo Civil Online somou 56.638 autenticações, valor que já quase iguala o total de 59.396 registado ao longo de 2022 completo.

Recorde-se que a possibilidade de usar a Chave Móvel Digital como forma de autenticação perante os serviços online dos Registos foi lançada há menos de dois meses. Antes, serviços como iniciar um processo de casamento, requerer o divórcio ou pedir e consultar uma certidão de registo civil só estavam disponíveis para quem tinha leitor de Cartão de Cidadão e PIN.

Os dados agora revelados confirmam que a nova opção vem facilitar muito a utilização dos serviços digitais, aumentando a conveniência e melhorando o acesso à Justiça. Além disso, após a autenticação com CMD ou com o Cartão de Cidadão, a informação surge pré-preenchida com os dados de identificação do cidadão.

Esta medida de modernização está integrada num projeto mais amplo de revisão de todo o ciclo de vida do cidadão, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência e com desenvolvimentos em curso, que incluem novas plataformas e novos serviços na área do registo civil, e com diferentes serviços já disponíveis como a Empresa Online 2.0., a Plataforma de Atendimento à Distância ou a submissão da nacionalidade online.

Desde o lançamento dos serviços do Registo Civil Online, em 2009, já foram emitidas mais 2,2 milhões certidões online, verificando-se uma média mensal superior a 50 mil pedidos. Foram ainda iniciados online 16 mil processos de casamento e mais de 8 mil processos de divórcio.

Com a nova possibilidade de autenticação, espera-se um crescimento significativo da procura do canal online, uma vez que, atualmente, mais de 2,8 milhões de cidadãos possuem CMD ativa.

Ministério da Justiça