Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Vídeo: A tecnologia na Justiça em Portugal

Em curso, o processo de transformação digital da Justiça em Portugal revela-se bastante oportuno no atual contexto de pandemia. Projetos como o Justiça + Próxima, Tribunal+ ou Magistratus estão efetivamente a fazer a mudança.
12 fev 2021, 18:56
Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso
Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso

O Justiça + Próxima é um dos projetos mais emblemáticos do processo de transformação digital que está a decorrer na Justiça, para cidadãos e empresas, mas há outros projetos, que envolvem juízes, procuradores, oficiais e que estão a mudar os sistemas de informação que servem atualmente de suporte à tramitação processual.

É o caso do Tribunal +, que atua em três dimensões atendimento, organização das secretarias e do trabalho entre os funcionários judiciais e também na criação de ferramentas para os órgãos de gestão da comarca.

Já iniciativas como o Magistratus, MP Codex, SIIP ou IUDEX são o testemunho de uma renovação que tem sido empreendida das capacidades tecnológicas e ferramentas e sistemas de informação disponibilizados aos utilizadores, para ajudar na realização de tarefas e no desempenho de funções, quer para a prática de atos processuais ou mesmo para a realização de eventos jurídicos.

Estes e outros projetos e aplicações são explicados e demonstrados num vídeo realizado pela Justiça TV, para o Congresso Internacional Sociedade Digital, Justiça e Cyberdireito - entretanto adiado -, com o objetivo de retratar o estado da tecnologia na Justiça em Portugal, a partir dos testemunhos da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, do Procurador da República Rui Baptista e dos juízes João Ferreira e António Costa Gomes, entre outros.

Veja o vídeo na íntegra.

Ministério da Justiça