A
Acareação
É o procedimento a seguir, por iniciativa do tribunal ou a requerimento das partes, quando as testemunhas ou as partes ouvidas em tribunal deponham de forma discordante sobre os mesmos factos; processa-se, por regra, através da audição simultânea das pessoas que produziram depoimentos em oposição direta.
Acórdão
Sentença proferida por um tribunal coletivo.
Ação Cível
Uma ação cível ou civil é a forma de fazer reconhecer em tribunal um direito, prevenir a sua violação ou impor a sua realização.
Ação Executiva
Ação cível que permite impor um direito já reconhecido. Se se tratar do direito a cobrar uma determinada quantia, possibilita a cobrança forçada da dívida, pela penhora e venda de bens do devedor.
Acusação
Ato formal através do qual o Ministério Público, titular da ação penal, imputa a alguém factos que são criminalmente puníveis, a fim de ser submetida a julgamento.
Admoestação
Consiste numa solene censura oral feita, ao agente, em audiência pelo tribunal, como consequência jurídica do facto praticado.
Advocacia
Atividade liberal, exercida por advogados, que consiste na representação dos legítimos interesses das pessoas, em tribunal ou fora dele, entre si ou perante o Estado.
Advogado
Pessoa licenciada em direito, obrigatoriamente inscrita na Ordem dos Advogados, que exerce profissionalmente a advocacia.
Agente de Execução
O agente de execução é, em regra, um solicitador, um advogado ou um licenciado em Direito, inscrito como agente na Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução.
Cabe ao agente de execução dirigir o processo executivo e realizar todas as diligências de execução, incluindo as citações, notificações e publicações, as penhoras e vendas e a liquidação dos créditos.
Agressor
Termo usado para identificar o autor ou autora de atos de agressão, violência ou qualquer tipo de violação da integridade física de outro/s sujeito/s ou ainda contra animais.
Alçada
Limite, relativamente ao valor da ação, dentro do qual um tribunal julga. Determina a competência dos tribunais em função do valor da causa.
Alegação
Consiste no resumo dos argumentos de facto e de direito apresentados pelas partes em litígio, oralmente ou por escrito, nas fases processuais de julgamento e de recurso, em defesa do seu pedido ou posição no processo.
Amnistia
Por amnistia entende-se o perdão que é concedido aos culpados que tenham cometido delitos.
Em termos penais, é uma causa de extinção da responsabilidade criminal que tem por intuito o de eliminar a incriminação de factos passados. Esta extinção é determinada pelo poder legislativo e tem dois efeitos:
- Se tiver lugar antes de uma sentença condenatória ter transitado em julgado, o procedimento criminal é extinto;
- Se tiver lugar após o trânsito em julgado da sentença condenatória, a execução da pena ou a medida de segurança cessam.
Ano judicial
O ano judicial corresponde ao ano civil. A abertura do ano judicial é assinalada com a realização de uma sessão solene no Supremo Tribunal de Justiça.
Arbitragem
Meio alternativo de resolução de litígios que tem como finalidade a resolução de conflitos através da intervenção de um terceiro, voluntariamente escolhido pelas partes, o árbitro, que imparcialmente decide sobre a situação.
Arguido
Pessoa suspeita da prática de um crime, contra a qual corre um processo, e que já foi constituída como arguida, de forma oficiosa ou a seu pedido.
Tem um estatuto próprio composto por direitos e deveres diferentes daqueles que assistem aos outros participantes no processo.
No ato de constituição de arguido deve ser-lhe entregue documento do qual conste a identificação do processo, do defensor (se tiver sido nomeado) e dos direitos e deveres processuais.
Assistente
O assistente em processo penal desempenha um papel de colaborador particular do Ministério Público, nomeadamente no que se refere à investigação dos factos jurídicos com relevância criminal, com vista á condenação do(s) seu(s) autor(es).
O assistente pode intervir na fase de inquérito, e na de instrução (quando esta ocorre), oferecendo provas e requerendo as diligências que entenda por necessárias, bem como deduzir acusação e / ou interpor recurso das decisões que lhe sejam desfavoráveis.
O assistente tem sempre de se fazer representar por advogado mandatado e é obrigatório a sua constituição nos crimes que dependam de acusação particular.
Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP)
É a única associação profissional de juízes em Portugal, com cerca de 2100 associados, entre juízes em efetividade de funções, jubilados e aposentados. Tem sede em Lisboa e delegações regionais no Norte, com sede no Porto, no Centro, com sede em Coimbra e no Sul, com sede em Lisboa. Para além das funções típicas da representação profissional, a ASJP está estatutariamente vinculada à defesa da independência, dignidade e prestígio dos juízes, dos tribunais e da Justiça.