Nos últimos anos as equipas das diferentes áreas da Justiça têm contribuído de forma proactiva para melhorar, inovar e transformar a presença da Justiça na internet. E o portal Justiça.gov.pt é o resultado deste trabalho conjunto, reunindo pela primeira vez num único portal um conjunto de serviços e informação de diferentes temáticas da Justiça, dos Tribunais aos Registos, da Reinserção Social e Serviços Prisionais à Propriedade Industrial e à Medicina Legal.
Os Serviços Digitais da Justiça são um dos atores desta mudança, que envolve todos os organismos do Ministério da Justiça. É aqui que se faz a articulação entre as bases técnicas da Plataforma, a transformação dos Serviços e a simplificação da linguagem, criando as bases para responder de forma mais eficiente às necessidades dos Cidadãos, das Empresas e também dos próprios Serviços.
Todos estão já a beneficiar da possibilidade de aceder aos serviços e à informação numa única plataforma, com práticas e procedimentos uniformizados que garantem eficiência e são suportados em normas abertas, numa nova cultura de modernização, transparência e participação.
O portal Justiça.gov.pt está a evoluir de forma progressiva, com mais conteúdos, mais funcionalidades e mais serviços, mas sempre de forma transparente, disponibilizando mais dados, estatísticas e informação sobre a Justiça em formato aberto.
Através da área dos Serviços Digitais da Justiça são partilhados os processos de construção do Justiça.gov.pt, assim como as normas de implementação dos serviços, documentação técnica e as bases de desenvolvimento dos conteúdos. Todo o caminho de transformação e as métricas da evolução da migração dos organismos a integrar podem ser acompanhados nesta área e no blog dos Serviços Digitais da Justiça.