Ir para Conteúdo principal
Serviços Digitais da Justiça

Sobre os Serviços Digitais da Justiça

Nos últimos anos as equipas das diferentes áreas da Justiça têm contribuído de forma proactiva para melhorar, inovar e transformar a presença da Justiça na internet. E o portal Justiça.gov.pt é o resultado deste trabalho conjunto, reunindo pela primeira vez num único portal um conjunto de serviços e informação de diferentes temáticas da Justiça, dos Tribunais aos Registos, da Reinserção Social e Serviços Prisionais à Propriedade Industrial e à Medicina Legal.

Os Serviços Digitais da Justiça são um dos atores desta mudança, que envolve todos os organismos do Ministério da Justiça. É aqui que se faz a articulação entre as bases técnicas da Plataforma, a transformação dos Serviços e a simplificação da linguagem, criando as bases para responder de forma mais eficiente às necessidades dos Cidadãos, das Empresas e também dos próprios Serviços. 

Todos estão já a beneficiar da possibilidade de aceder aos serviços e à informação numa única plataforma, com práticas e procedimentos uniformizados que garantem eficiência e são suportados em normas abertas, numa nova cultura de modernização, transparência e participação.

O portal Justiça.gov.pt está a evoluir de forma progressiva, com mais conteúdos, mais funcionalidades e mais serviços, mas sempre de forma transparente, disponibilizando mais dados, estatísticas e informação sobre a Justiça em formato aberto.

Através da área dos Serviços Digitais da Justiça são partilhados os processos de construção do Justiça.gov.pt, assim como as normas de implementação dos serviços, documentação técnica e as bases de desenvolvimento dos conteúdos. Todo o caminho de transformação e as métricas da evolução da migração dos organismos a integrar podem ser acompanhados nesta área e no blog dos Serviços Digitais da Justiça.