Já é possível pedir um novo PIN para o Cartão de Cidadão
Novos Cartões emitidos contêm nova funcionalidade que evita, no caso de perda dos códigos pessoais, que seja necessário pedir e pagar por um novo Cartão.
Desde 16 de abril, todos os Cartões de Cidadão emitidos têm uma nova funcionalidade que permite a recuperação do código pessoal de desbloqueio do PIN, evitando que, no caso de perda dos códigos pessoais, seja necessário pedir e pagar por um novo Cartão.
Este acesso é feito mediante a utilização da funcionalidade de validação da impressão digital, efetuada presencialmente, e passa a estar disponível para todos os novos Cartões de Cidadão emitidos .
O pedido de recuperação do PUK para a fixação de novos PIN tem o custo de 5€
Esta novidade surge na sequência de novas funcionalidades já implementadas no Cartão e que visam oferecer mais serviços, funcionalidades e segurança ao Cartão, que completou, em 2017, 10 anos, nomeadamente, a possibilidade de assinatura eletrónica com atributos profissionais do Cidadão, ou a renovação e cancelamento online no
justiça.gov.pt ou Portal do Cidadão.
São várias as vantagens na utilização dos serviços digitais associados ao Cartão de Cidadão, nomeadamente a assinatura digital e autenticação eletrónica em diferentes serviços digitais, disponibilizados através de autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.