Ir para Conteúdo principal
Modelos de páginas

Fazer uma página de serviço

O título de uma página de serviço deve começar com um verbo de ação. No espaço debaixo do título, descrevemos as principais características do serviço, usando até duas linhas.

O primeiro parágrafo de uma página é o “lead”. Este deve destacar o assunto principal da página e não deve ultrapassar três linhas. No editor avançado, escolhemos o tipo de texto “Destaque” para ter esta formatação.

O restante texto da página deve seguir a pré-formatação de texto normal. Se estivermos a editar em HTML, usamos o código < p >introduzir o texto a colocar na página< /p >.

Nas páginas de serviço usamos um menu de navegação. Este menu fornece ligações para os principais títulos dentro da página que, por regra, correspondem às perguntas "Quem?", "Como?", "Quanto custa?" e "Onde?". Estes títulos arrumam a informação dentro da página e garantem o acesso a cada secção apenas com um clique no menu.

O menu de navegação não deve ter mais de seis títulos.

Títulos informativos

Para estruturar a informação na página, recorremos a títulos informativos, que destacam as ideias principais e facilitam a navegação entre os conteúdos. Os títulos não devem ter mais de uma linha.

Há três níveis de títulos. A hierarquia dos títulos deve ser respeitada, ou seja:

  • independentemente do número de níveis utilizados, devemos começar sempre por usar um título de 1.º nível
  • não criamos títulos de 1.º nível dentro da informação que pertence a um título de 2.º nível.

 

Título de 1.º nível 

No editor avançado, escolhemos a formatação “Título”. Se estivermos a editar em HTML, usamos o código < h2 >introduzir o título< /h2 >.

 

Título de 2.º nível

No editor avançado, escolhemos a formatação “Subtítulo”. Se estivermos a editar em HTML, usamos o código < h3 >introduzir o título< /h3 >.

 

Título de 3.º nível

No editor avançado, escolhemos a formatação “Título relacionado”. Se estivermos a editar em HTML, usamos o código < h4 >introduzir o título< /h4 >.