Ir para Conteúdo principal

Imagem desfocada de três bandeiras: a da União Europeia, de Portugal e da Polícia Judiciária

Serviços

Apresentar queixa

Se for vítima de um crime ou tiver conhecimento de um crime, pode apresentar queixa na Polícia Judiciária.

Registo
No caso de precisar de uma intervenção imediata, contacte o piquete da Polícia Judiciária mais próximo ou o Número Nacional de Emergência – 112.

A Polícia Judiciária (PJ) é o organismo do Ministério da Justiça que investiga determinados crimes, identifica os seus autores e recolhe indícios que possam confirmar se houve crime. Para isso, utiliza um conjunto de conhecimentos investigatórios e científicos especializados.

Uma queixa é um relato dos factos, acompanhado de uma declaração onde se manifesta a vontade de que o autor do crime seja processado em tribunal. Esta declaração pode ser feita mesmo quando ainda não se sabe quem é o autor do crime.

Em alternativa, pode apresentar uma denúncia, identificando-se ou de forma anónima, mas isso não obriga a que o autor do crime seja processado em tribunal.

 

Não tenha receio de apresentar uma queixa

Para fazer uma queixa não precisa de::
  • saber quem é o autor do crime
  • contratar um advogado
  • saber classificar o crime em termos jurídicos
  • fazer qualquer tipo de pagamento.

Pode fazer queixa ou denunciar qualquer crime à PJ, mesmo que a investigação seja depois feita pelo Ministério Público ou por outro órgão de polícia criminal.

Em determinadas situações, quando recebe uma queixa ou uma denúncia da sua competência, a Polícia Judiciária dirige-se ao local onde aconteceu o crime ou onde está a vítima, faz o exame técnico e científico e dá início à investigação.

 

Pode apresentar uma queixa na PJ sobre qualquer crime

A PJ deteta e investiga crimes mais graves e complexos, como por exemplo:

  • o terrorismo e o seu financiamento
  • o branqueamento de capitais (processo através do qual se oculta a origem ou a propriedade de dinheiro obtido ilegalmente)
  • a corrupção e criminalidade económica relacionada com essa atividade
  • o cibercrime (crimes praticados com recurso a computadores ou à internet)
  • os tráficos e as falsificações
  • o crime organizado
  • o homicídio
  • os crimes sexuais
  • os incêndios dolosos
  • o tráfico de obras de arte

No entanto, pode fazer queixa de qualquer crime na PJ, mesmo que a investigação seja depois feita pelo Ministério Público ou por outro órgão de polícia criminal.

Para apresentar uma queixa, tem de apresentar um documento de identificação. Em alternativa, pode denunciar um crime, podendo, se quiser, não se identificar nem apresentar uma declaração de vontade de que o autor do crime seja processado em tribunal.

Quem pode apresentar

Qualquer pessoa que tenha sido vítima de um crime ou que tenha conhecimento de um crime pode apresentar uma queixa na Polícia Judiciária.

 

Como apresentar

Pode apresentar a sua queixa online, por telefone ou nas instalações da PJ.

O certificado do registo criminal também pode ser pedido presencialmente ou, se viver no estrangeiro, pelo correio, email.

 

Apresente uma queixa online

Para apresentar uma queixa online, aceda ao portal da Queixa Eletrónica da PJ, autenticando-se com o Cartão de Cidadão.

Escolha a opção “Iniciar e Apresentar Queixa” e preencha o formulário. Pode identificar o local da ocorrência, dar informações sobre vítimas, suspeitos, testemunhas, bens e artigos. Deve também descrever a situação e pode anexar documentos e fotografias.

A PJ vai analisar a queixa e chamar os intervenientes que indicou para realizar diligências processuais, nomeadamente serem ouvidos.

 

Apresente uma queixa presencial ou por telefone

Para apresentar uma queixa presencialmente, dirija-se à unidade da Polícia Judiciária mais próxima. Deve levar consigo um documento de identificação, como Cartão de Cidadão ou o passaporte.

Em alternativa, contacte o piquete mais próximo ou o número geral da PJ: 211 967 000. Pode consultar a lista completa de contactos na secção “Onde apresentar queixa”.

 

Quanto custa 

A apresentação de uma queixa não tem custos.

 

Onde apresentar

Pode apresentar uma queixa online no portal da Queixa Eletrónica da PJ, autenticando-se com o Cartão de Cidadão.

Em alternativa, apresente a queixa por telefone ou email:

Pode também apresentar queixa presencialmente, na unidade da PJ mais próxima.

Informação atualizada a 21 novembro 2022 14:43