Ir para Conteúdo principal

Imagem desfocada de três bandeiras: a da União Europeia, de Portugal e da Polícia Judiciária

Serviços

Apresentar denúncia

Se for vítima de um crime ou tiver conhecimento de um crime, pode apresentar uma denúncia, identificando-se ou de forma anónima, na Polícia Judiciária.

Registo
No caso de precisar de uma intervenção imediata, contacte o piquete da Polícia Judiciária mais próximo ou o Número Nacional de Emergência – 112.

A Polícia Judiciária (PJ) é o organismo do Ministério da Justiça que investiga determinados crimes, identifica os seus autores e recolhe indícios que possam confirmar se houve crime. Para isso, utiliza um conjunto de conhecimentos investigatórios e científicos especializados.

Uma denúncia é um relato dos factos, sem apresentação de uma declaração de vontade de que o autor do crime seja processado em tribunal. Desta forma, a pessoa informa a PJ sobre um crime ou a preparação de um crime, se a queixa puder colocar em causa a sua segurança ou a de outras pessoas.

Em alternativa, pode apresentar uma queixa. Uma queixa é um relato dos factos acompanhado de uma declaração em que a vítima manifesta vontade de que o autor do crime seja processado em tribunal. Esta declaração pode ser feita mesmo quando ainda não se sabe quem é o autor do crime.

 

Não tenha receio de apresentar uma queixa

Para fazer uma denúncia não precisa de::
  • saber quem é o autor do crime
  • contratar um advogado
  • saber classificar o crime em termos jurídicos
  • fazer qualquer tipo de pagamento.

Pode denunciar ou fazer queixa de qualquer crime à PJ, mesmo que a investigação seja depois feita pelo Ministério Público ou por outro órgão de polícia criminal.

Em determinadas situações, quando recebe uma denúncia ou queixa da sua competência, a Polícia Judiciária dirige-se ao local onde aconteceu o crime ou onde está a vítima, faz o exame técnico e científico e dá início à investigação.

 

Pode denunciar qualquer crime na PJ

A PJ deteta e investiga crimes mais graves e complexos, como por exemplo:

  • o terrorismo e o seu financiamento
  • o branqueamento de capitais (processo através do qual se oculta a origem ou a propriedade de dinheiro obtido ilegalmente)
  • a corrupção e criminalidade económica relacionada com essa atividade
  • o cibercrime (crimes praticados com recurso a computadores ou à internet)
  • os tráficos e as falsificações
  • o crime organizado
  • o homicídio
  • os crimes sexuais
  • os incêndios dolosos
  • o tráfico de obras de arte

No entanto, pode denunciar qualquer crime na PJ, mesmo que a investigação seja depois feita pelo Ministério Público ou por outro órgão de polícia criminal.

Uma denúncia apenas informa a PJ sobre uma situação, embora deva ser o mais preciso e detalhado que conseguir. Em alternativa, pode apresentar uma queixa, declarando a vontade de que o autor do crime seja processado em tribunal, mas não o pode fazer de forma anónima.

Quem pode apresentar

Qualquer pessoa que tenha sido vítima de um crime ou que tenha conhecimento de um crime pode apresentar uma denúncia na Polícia Judiciária.

 

Como apresentar

Pode apresentar a sua denúncia anónima online ou por telefone.

 

Apresente uma denúncia online

Para apresentar uma denúncia anónima online, aceda ao formulário de Denúncia Anónima da PJ.

Tem de preencher todos os campos do formulário, indicando ou descrevendo os suspeitos, as vítimas, a data e o local da ocorrência e uma descrição o mais pormenorizada possível.

Como a denúncia é anónima, a PJ não poderá contactá-lo/o. Por isso, seja o mais específico possível. Pode alternativamente apresentar uma denuncia, identificando-se, usando os contactos da PJ.

 

Apresente uma queixa presencial ou por telefone

Para apresentar uma denúncia por telefone, contacte o piquete mais próximo ou o número geral da PJ: 211 967 000.

 

Quanto custa 

A apresentação de uma denúncia não tem custos.

 

Onde apresentar

Pode apresentar uma denúncia anónima online no formulário de Denúncia Anónima da PJ. Pode também enviar a denúncia por email, identificando-se:

Informação atualizada a 21 novembro 2022 14:44