Ir para Conteúdo principal

judicial01636384833833407594

Serviços

Consultar Pagamentos das Custas Processuais e Apoio Judiciário

O portal dos Pagamentos de Custas Processuais e Apoio Judiciário é destinado à consulta dos pagamentos efetuados pelo IGFEJ a intervenientes processuais no âmbito do Regulamento das Custas Processuais (RCP) e a profissionais forenses, no âmbito do sistema de acesso ao direito e aos tribunais (Apoio Judiciário).

Qualquer interveniente em processo judicial pode consultar os pagamentos que lhe são devidos em processos que tramitem nos tribunais judiciais e nos tribunais administrativos e fiscais, a partir da sua casa ou de qualquer outro local com acesso à Internet, mediante autenticação através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital.

Os profissionais forenses podem consultar os pagamentos de honorários e despesas devidos pelos serviços prestados no âmbito apoio judiciário da mesma forma.

Se tem ou teve valores a receber referentes a processos judiciais, documentos únicos de cobrança (DUC) não utilizados ou serviços prestados no âmbito do apoio judiciário, autentique-se e aceda à sua área reservada para consultá-los.

Quem pode consultar?

Qualquer cidadão que se autentique através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital.

 

O que pode ser consultado?

Os pagamentos e devoluções previstos no artigo 40.º da portaria que regulamenta o RCP (Portaria n.º 419-A/2009, de 17 de abril) e os devidos no âmbito do apoio judiciário, processados e realizados pelo IGFEJ a partir de janeiro de 2023.

 

Quanto custa?

O serviço é gratuito.

 

Onde consultar?

A consulta dos pagamentos das custas processuais e apoio judiciário é feita através da internet.

Linha de apoio

Telefone: +351 213 189 095 
E-mail: apoio@igfej.mj.pt

 

Quais as datas previstas para os pagamentos?

Os pagamentos e devoluções previstos no artigo 40.º da portaria que regulamenta o RCP (Portaria n.º 419-A/2009, de 17 de abril) são realizados pelo IGFEJ mensalmente, no mês seguinte ao da emissão das ordens de pagamento pelos tribunais. As datas previstas para as transferências bancárias estão fixadas no calendário estabelecido no início de cada ano.

Os pagamentos no âmbito apoio judiciário são realizados no mês seguinte à confirmação dos pedidos de honorários pelas secretarias dos tribunais ou pelos serviços competentes.