Preferir o negrito ao itálico e às MAIÚSCULAS
Só usamos negrito, itálico ou maiúsculas quando for mesmo indispensável.
Quando precisamos de destacar texto, usamos o negrito
No entanto, não devemos formatar parágrafos inteiros do texto a negrito. Quando o fazemos, criamos uma mancha de texto que se torna difícil de ler. Além disso, estamos a pôr em causa as linhas gráficas definidas para o site.
O negrito, quando usado para destacar poucas palavras ou para criar títulos informativos, ajuda a pessoa que lê a navegar no texto e a encontrar primeiro a informação que mais lhe interessa.
O ideal é não formatar a negrito mais de uma linha de texto de seguida, para garantir que a formatação não dificulta a leitura, ao invés de facilitá-la.
Não usamos o itálico para fazer citações
O itálico altera a posição das letras, dificultando a leitura. Para fazer citações, usamos aspas simples (“citação”), em vez do itálico.
Evitamos escrever palavras e frases todas em maiúsculas
As letras minúsculas têm diferentes tamanhos e formas, por isso, são mais fáceis de distinguir entre si do que as letras maiúsculas. Isto facilita e acelera a leitura.
As regras gramaticais também nos dizem que as maiúsculas devem, por regra, ser usadas apenas no início das frases e de algumas palavras (nos nomes próprios, por exemplo). No entanto, devem ser usadas em palavras inteiras no caso das siglas e acrónimos. O uso seguido de maiúsculas não está gramaticalmente previsto em muitos mais casos.
Além disso, é considerado falta de educação escrever uma frase, em contexto normal, com todas as letras em maiúscula. As palavras ou frases inteiras em maiúsculas são, por regra, interpretadas como se quem escreve estivesse a gritar, o que pode ser ofensivo para quem lê.