Ir para Conteúdo principal
Livro de Estilo

Formatar

Alinhar o texto à esquerda

Alinhamos sempre o texto à esquerda. 

Nunca centramos nem justificamos o texto. Este tipo de alinhamentos dificultam a leitura. Demora-se mais tempo a ler porque as palavras ganham espaçamentos entre elas que não são naturais e exigem mais esforço. O texto justificado cria uma mancha de texto homogénea, que, além de atrapalhar, desincentiva a leitura. 

Quando escrevemos textos informativos, devemos dar importância à funcionalidade e à eficácia, acima de tudo. E é isso que nos deve guiar quando escolhemos o alinhamento do nosso texto.

 

Alinhar as tabelas: texto e números

O texto nas tabelas deve estar alinhado à esquerda. Os números devem estar alinhados à direita. Nunca usamos o alinhamento justificado, nem para texto nem para números.

Texto (exemplos)

Números (exemplos)

Por favor preencha e envie o formulário. Se preferir, pode entregar o formulário numa repartição de Finanças.

2h30

Portugal

12.458

Receber

23.456,89 €

 
Este alinhamento (à esquerda para texto e à direita para números) facilita a compreensão do texto e a comparação de valores dentro das tabelas.

 

Preferir o negrito ao itálico e às MAIÚSCULAS

Só usamos negrito, itálico ou maiúsculas quando for mesmo indispensável.

Quando precisamos de destacar texto, usamos o negrito 

No entanto, não devemos formatar parágrafos inteiros do texto a negrito. Quando o fazemos, criamos uma mancha de texto que se torna difícil de ler. Além disso, estamos a pôr em causa as linhas gráficas definidas para o site.

O negrito, quando usado para destacar poucas palavras ou para criar títulos informativos, ajuda a pessoa que lê a navegar no texto e a encontrar primeiro a informação que mais lhe interessa.

O ideal é não formatar a negrito mais de uma linha de texto de seguida, para garantir que a formatação não dificulta a leitura, ao invés de facilitá-la. 

 

Não usamos o itálico para fazer citações 

O itálico altera a posição das letras, dificultando a leitura. Para fazer citações, usamos aspas simples (“citação”), em vez do itálico.


Evitamos escrever palavras e frases todas em maiúsculas 

As letras minúsculas têm diferentes tamanhos e formas, por isso, são mais fáceis de distinguir entre si do que as letras maiúsculas. Isto facilita e acelera a leitura.  

As regras gramaticais também nos dizem que as maiúsculas devem, por regra, ser usadas apenas no início das frases e de algumas palavras (nos nomes próprios, por exemplo). No entanto, devem ser usadas em palavras inteiras no caso das siglas e acrónimos. O uso seguido de maiúsculas não está gramaticalmente previsto em muitos mais casos.

Além disso, é considerado falta de educação escrever uma frase, em contexto normal, com todas as letras em maiúscula. As palavras ou frases inteiras em maiúsculas são, por regra, interpretadas como se quem escreve estivesse a gritar, o que pode ser ofensivo para quem lê.

 

Respeitar limites de títulos do site

Ao escrever para o Justiça.gov.pt devemos respeitar os limites definidos para o tamanho dos títulos, resumos e destaques que existem nas páginas. Esses limites foram criados para facilitar a leitura mas também para garantir que as linhas gráficas definidas para o site são transversais a todas as suas áreas.

 

Títulos

Os títulos devem ter, no máximo, 65 caracteres. 

O Google não apresenta mais de 65 caracteres do título nos resultados de pesquisa. E nós não queremos que os nossos títulos apareçam cortados nos resultados das pesquisas no Google.

Os títulos não devem ter símbolos nem acrónimos ou abreviaturas, a menos que sejam comprovadamente fáceis e rápidos de identificar (e de preferência mais conhecidos que a palavra a que se referem). Por exemplo, NATO.

 

Sumários, resumos ou destaques (no site)

Os sumários, resumos ou destaques:

  • devem ter 150 caracteres, no máximo

  • devem ser apelativos mas diretos e objetivos 

  • devem terminar com um ponto final (para que os programas de tradução de texto para áudio saibam onde terminam) 

  • não devem repetir frases usadas no título ou no corpo do texto.

 

Respeitar os estilos do manual do backoffice

Consulte o Manual do Backoffice para saber como criar páginas e aplicar os estilos disponíveis para publicar conteúdos no site.

 

Informação atualizada a 14 junho 2022 14:27