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Serviços

Pedir serviço externo do Cartão de Cidadão

O serviço externo permite tratar do pedido, da renovação e da entrega do Cartão de Cidadão para cidadãos que não podem deslocar-se aos serviços.

Identificação

Com o serviço externo, as pessoas que não podem deslocar-se a um balcão do IRN podem tratar do Cartão de Cidadão em casa, no estabelecimento prisional em que estão presas ou na unidade hospitalar em que estão internadas.

O serviço externo do Cartão de Cidadão permite que um trabalhador do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) se desloque ao local onde está a pessoa que pediu o serviço.

Com este serviço pode:

  • pedir ou renovar o Cartão de Cidadão
  • pedir a entrega do Cartão de Cidadão.

Quem pode pedir

O serviço externo do Cartão de Cidadão pode ser pedido por:
  • reclusos
  • pessoas internadas em hospitais e outras unidades de saúde
  • pessoas com mobilidade reduzida comprovada
  • pessoas com necessidades especiais comprovadas.

O pedido também pode ser feito por alguém que represente a pessoa a quem vai ser prestado serviço.

 

Como pedir

Pode pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão:

Após o contacto, é agendado o local, o dia e a hora para o serviço.

Antes de fazer o pedido, consulte todas as informações que precisa de saber sobre o Cartão de Cidadão

 

Quanto custa

O serviço externo do Cartão de Cidadão tem custos:

Serviço externo de pedido de Cartão de Cidadão 40 € (acrescem os custos do pedido)
Serviço externo de entrega de Cartão de Cidadão 40 €
Serviço externo no caso de protocolo com o IRN e quando a entidade, que pode ser pública ou privada, não faz o transporte. Por exemplo, escolas e a sua comunidade escolar. 40 €

O serviço pode ser gratuito, se:

  • o pedido for feito por uma pessoa que comprove viver numa situação de insuficiência económica
  • o pedido for feito pelo dirigente do estabelecimento prisional, se o caso for urgente e não for possível a deslocação do recluso
  • o pedido for feito por uma pessoa com 70 anos ou mais e que comprove ter mobilidade reduzida;
  • o pedido for feito por uma pessoa com dificuldades de mobilidade e o balcão onde é feito o serviço não tem condições de acessibilidade.

 

Onde pedir

Pode pedir o serviço externo do Cartão de Cidadão:

por email, através do Serviço de Apoio ao Cidadão.

Informação atualizada a 11 dezembro 2017 13:09