Pode receber o cartão em casa ou levantá-lo num balcão
Se vai renovar o Cartão de Cidadão, pode optar pela entrega do cartão em casa, por correio e sem custos adicionais, ou optar por levantá-lo num balcão do IRN à sua escolha.
Para levantar o Cartão de Cidadão, apresente a carta PIN que foi enviada para a morada associada ao Cartão de Cidadão
A carta PIN contém os códigos das funcionalidades eletrónicas de autenticação e assinatura digital e a informação sobre o local de entrega do cartão, que pode ser o docmicílio ou um balcão, conforme a opção que tiver escolhido no momento do pedido.
Ativar o Cartão de Cidadão
Se recebeu o seu Cartão de Cidadão por correio pode ativar os certificados digitais de autenticação e assinatura digital por biometria, através da aplicação móvel AutenticaçãoGov. Se preferir, peça a ativação dos certificados num balcão do CC.
Através da aplicação, ou no balcão, pode ainda ativar a Chave Móvel Digital, que lhe permite autenticar-se em portais públicos e privados de forma segura, e assinar documentos digitalmente com a mesma validade de uma assinatura feita à mão.