Ir para Conteúdo principal

Serviços

Levantar o Cartão de Cidadão

Conheça os passos necessários para levantar o Cartão de Cidadão.

Pode receber o cartão em casa ou levantá-lo num balcão

Quando renovar o Cartão de Cidadão pode optar pela entrega do cartão em casa, por correio, sem custos adicionais, ou optar por levantá-lo num balcão do IRN à sua escolha.

Quando o cartão estiver pronto, vai receber primeiro na morada associada ao Cartão de Cidadão a carta PIN com:

  • os códigos PIN das funcionalidades eletrónicas de autenticação e assinatura digital
  • a informação da entrega ao domicílio, ou do balcão de levantamento, de acordo com a opção escolhida no momento do pedido ou renovação.

Para receber o Cartão de Cidadão ou levantá-lo num balcão apresente a carta PIN.

Ativar o Cartão de Cidadão

Poderá ativar os certificados digitais de autenticação e assinatura digital na aplicação móvel AutenticaçãoGov ou no balcão de levantamento do CC.

Através da aplicação, ou no balcão, poderá ainda ativar a Chave Móvel Digital, que lhe permite autenticar-se em portais públicos e privados de forma segura, e assinar documentos digitalmente com a mesma validade de uma assinatura à mão.

 

Quem pode levantar

No balcão de levantamento o Cartão de Cidadão é entregue presencialmente ao titular ou a outra pessoa indicada pelo mesmo previamente, bem como à pessoa que represente um titular considerado incapaz, nos termos da lei.

Os cartões de cidadão renovados online só podem ser levantados pelo titular.

Os cartões enviados para casa só podem ser entregues ao titular, ou a terceiro, se o titular for menor de idade.

 

Como levantar

O Cartão de Cidadão só pode ser levantado no balcão indicado na carta PIN ou noutro balcão, se tiver feito a alteração do local de levantamento. 

Para levantar o seu Cartão de Cidadão deve levar consigo a carta de códigos PIN que recebeu por correio.

Tem um ano para levantar o seu Cartão de Cidadão a contar da data do pedido. Após esse prazo não poderá levantar o cartão e terá de pedir um novo.

 

Como alterar o balcão de levantamento

Envie o pedido de alteração, por email, para o balcão indicado na carta PIN, identificando o novo balcão e aguarde pela confirmação dos serviços. 

 

Onde levantar

O local de levantamento do Cartão de Cidadão está indicado na carta PIN e corresponde ao local que escolheu quando fez o pedido do cartão.

Se a carta PIN indicar "Entrega ao domicílio", o cartão será enviado para a morada de casa por correio registado.

Se indicar um balcão, deverá dirigir-se ao local para levantar o cartão.

Para mais informações contacte a Linha Cartão de Cidadão  (+351) 210 990 111, nos dias úteis das 9h às 18h.

 

Quanto custa

O levantamento do Cartão de Cidadão no balcão indicado na carta PIN não tem custos.

A alteração do balcão de levantamento custa 6 euros. 

A entrega do cartão em casa por correio não tem custos, mas a alteração da entrega do correio é um serviço pago. Consulte o preço no site dos CTT.

Pode agendar online, de forma simples e rápida, o atendimento presencial, através do portal Siga ou na aplicação móvel sigaApp, disponível para Android, iOS e macOS. Com a aplicação também pode retirar uma senha online, durante o horário de funcionamento dos balcões, permitindo-lhe gerir o seu tempo até ao atendimento.
Informação atualizada a 10 abril 2023 16:56