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Levantar o Cartão de Cidadão

Conheça os passos necessários para levantar o Cartão de Cidadão.

 

Pode receber o cartão em casa ou levantá-lo num balcão

Na renovação online e na renovação presencial do Cartão de Cidadão pode escolher receber o seu cartão em casa, sem custos adicionais, em alternativa ao levantamento num balcão do IRN.

A entrega do cartão em casa é mais rápida e cómoda, mas o levantamento presencial permite ativar os certificados digitais de autenticação e assinatura digital do Cartão de Cidadão.

Quando o cartão estiver pronto para entrega, ou levantamento, é enviada a carta PIN para a morada associada ao Cartão de Cidadão. A carta PIN contém:

  • os códigos PIN das funcionalidades eletrónicas do Cartão de Cidadão
  • a informação da entrega ao domicílio, ou do balcão de levantamento, de acordo com a opção escolhida no momento do pedido ou renovação.

 

Para levantar o Cartão de Cidadão precisa de ter consigo a carta PIN

Se optar pela entrega em casa, o cartão será enviado por correio registado sem custos adicionais. No momento da entrega pelos CTT, apresente a carta PIN e um documento oficial com fotografia (Cartão de Cidadão caducado, o passaporte ou a carta de condução).

Se optar pelo levantamento do cartão num balcão do IRN, pode dirigir-se a esse balcão quando tiver recebido a carta PIN ou agendar previamente o seu atendimento. Depois, leve consigo a carta PIN para levantar o seu Cartão de Cidadão. 

No balcão de levantamento pode ainda ativar a Chave Móvel Digital, que lhe permite autenticar-se em portais públicos e privados de forma segura, e assinar documentos digitalmente com a mesma validade de uma assinatura à mão.

 

Quem pode levantar

No balcão de levantamento o Cartão de Cidadão é entregue presencialmente ao titular ou a outra pessoa indicada pelo mesmo previamente, bem como à pessoa que represente um titular considerado incapaz, nos termos da lei.

Os cartões de cidadão renovados online só podem ser levantados pelo titular.

Os cartões enviados para casa só podem ser entregues ao titular, ou a terceiro, se o titular for menor de idade.

 

Como levantar

O Cartão de Cidadão só pode ser levantado no balcão indicado na carta PIN, ou noutro balcão, se tiver pedido a alteração do local de levantamento. 

Pode agendar o dia e a hora para levantar o seu cartão no site agendamento online ou por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111, da 9h00 às 18h00 nos dias úteis, ou ainda através dos contactos do balcão de levantamento.

Para levantar o seu Cartão de Cidadão deve levar consigo a carta de códigos PIN que recebeu por correio.

Depois de receber a carta PIN tem um ano para levantar o seu Cartão de Cidadão. Após esse prazo não poderá levantar o cartão e terá de pedir um novo.

 

Onde levantar

O local de levantamento do Cartão de Cidadão está indicado na carta PIN e corresponde ao local que escolheu quando fez o pedido do cartão.

Se a carta PIN indicar Entrega ao domicílio, o cartão será enviado para a morada de casa por correio registado.

Se indicar um balcão, deverá dirigir-se ao local para levantar o cartão.

Pode agendar previamente o levantamento do CC no site agendamento online ou por telefone (+351) 210 990 111 - Linha Cartão de Cidadão, disponível nos dias úteis das 9h às 18h.

 

Quanto custa

O levantamento do Cartão de Cidadão no balcão indicado na carta PIN não tem custos.

A alteração do balcão de levantamento custa 6 euros. 

A entrega do cartão em casa por correio não tem custos, mas a alteração da entrega do correio é um serviço pago. Consulte o preço no site dos CTT.

Informação atualizada a 10 setembro 2021 16:54