Ir para Conteúdo principal
COVID-19 - Medidas adoptadas pela Justiça
Reabertura das conservatórias de Registos
identificacao01
Serviços

Agendar Cartão de Cidadão

Saiba como e onde pode agendar um serviço do Cartão de Cidadão.

Identificação
O atendimento presencial dos serviços do Cartão de Cidadão efetua-se sem necessidade de marcação prévia, exceto em alguns balcões

O serviço de agendamento do Cartão de Cidadão permite agendar o dia e horário do atendimento, de acordo com a disponibilidade dos serviços

O agendamento do Cartão de Cidadão está disponível para os seguintes serviços de registo:

  • 1º Registo Predial de Almada
  • Registo Predial do Barreiro
  • DIC Boa Hora (Lisboa)
  • Registo Nacional de Pessoas Coletivas (Lisboa)
  • Registo Predial e Comercial de Mafra
  • Espaço Registos da Maia
  • Registo Predial de Matosinhos
  • 1º Cartório Notarial de Competência Especializada de Matosinhos
  • 2º Registo Predial de Oeiras
  • Loja de Cidadão de Pinhal Novo
  • Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Penafiel
  • Espaço Registos de Ermesinde - Valongo
  • 2º Registo Predial de Vila Franca de Xira
  • 2º Registo Predial de Vila Nova de Gaia

Quem pode agendar

Qualquer pessoa pode agendar um serviço do Cartão de Cidadão. 

 

Que serviços pode agendar

Pode agendar:
  • o pedido ou renovação do Cartão de Cidadão
  • o levantamento do cartão no balcão indicado na carta PIN (ou outro balcão, se pediu a alteração do local)
  • o desbloqueio de PIN
  • a recuperação do PUK
  • a ativação dos certificados de autenticação e assinatura digital
  • a alteração e confirmação de morada do Cartão de Cidadão.
Para desbloquear um ou mais PIN do Cartão de Cidadão é necessário os códigos de desbloqueio que se encontram na carta PIN. Se não tem a carta PIN, mas o seu cartão foi emitido depois de 16 de abril de 2018, pode pedir a recuperação do PUK. Para outra situação terá de pedir um novo cartão.

 

Como agendar

O agendamento está disponível apenas para os seguintes balcões do IRN:

  • 1º Registo Predial de Almada
  • Registo Predial do Barreiro
  • DIC Boa Hora (Lisboa)
  • Registo Nacional de Pessoas Coletivas (Lisboa)
  • Registo Predial e Comercial de Mafra
  • Espaço Registos da Maia
  • Registo Predial de Matosinhos
  • 1º Cartório Notarial de Competência Especializada de Matosinhos
  • 2º Registo Predial de Oeiras
  • Loja de Cidadão de Pinhal Novo
  • Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Penafiel
  • Espaço Registos de Ermesinde - Valongo
  • 2º Registo Predial de Vila Franca de Xira
  • 2º Registo Predial de Vila Nova de Gaia

 

Agende online ou por telefone

Para marcar um dia e hora num dos balcões acima indicados pode agendar online no portal de marcação de atendimento (siga) e na aplicação móvel SigaApp, ou agendar por telefone, ligando (+351) 210 990 111 Linha Cartão de Cidadão, entre as 9h e as 18h, nos dias úteis, ou ainda contactar o balcão.

Para agendar indique:

  • o serviço que quer agendar
  • o local
  • o número do Cartão de Cidadão
  • o nome e os contactos de telemóvel e email.

Vai receber por email/ SMS os detalhes do agendamento e o código de marcação.

 

Se não puder comparecer no dia e hora marcada, cancele o seu agendamento

Pode cancelar um agendamento:

  • online, na área "cancelar marcação", insira o código de marcação que recebeu por email/SMS
  • por telefone, através da Linha Cartão de Cartão de Cidadão .

 

Como agendar o levantamento do Cartão

  1. Verifique se o balcão de levantamento do Cartão de Cidadão que está indicado na carta PIN, ou se pediu a alteração do local, se encontra na lista de balcões acima que mantêm o atendimento exclusivamente por agendamento prévio
  2. Agende online, no portal de marcação de atendimento (siga) ou na aplicação móvel SigaApp, ou agende por telefone (+351) 210 990 111 Linha Cartão de Cidadão
  3. Indique o local, o número do CC, o nome e os contactos de telemóvel e email.
  4. Vai receber por email/ SMS os detalhes do agendamento e o código de marcação.

Se a carta PIN indicar "Entrega ao domicílio", o seu cartão será entregue em casa, por correio registado.

Para mais informações contacte a Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111.

 

Quanto custa

O serviço de agendamento do Cartão de Cidadão não tem custos. No entanto, alguns serviços têm custos, incluindo o pedido ou renovação, a alteração do local de levantamento e a recuperação do PUK.

Informação atualizada a 22 novembro 2021 12:00