Ir para Conteúdo principal

civil01

Serviços

Agendar atendimento nos Registos

O agendamento online permite marcar, de forma simples e rápida, serviços do IRN, para um balcão à sua escolha.

marca

O agendamento online está disponível no portal Siga e na aplicação móvel sigaApp, para Android, iOS e macOS. Com este serviço, pode agendar online o atendimento presencial num balcão do Instituto de Registos e Notariado (IRN).

 

Pode agendar online pedidos relacionados com estes temas:

Em alternativa, pode agendar através do telefone:

Se pretender ser atendido sem marcação prévia, pode obter uma senha online no telemóvel, através da sigaAPP.

Quem pode?

Qualquer pessoa pode agendar online um serviço do IRN. Confirme primeiro se pode fazer o serviço que pretende e se tem os documentos necessários.

 

Como pode?

Pode agendar online um serviço do IRN no portal Siga ou, no telemóvel, através da aplicação móvel sigaApp.

Aceda ao portal Siga ou à aplicação sigaApp:

  • clique em “marcar atendimento” e escolha a entidade “Registo” para aceder à lista de serviços disponíveis:
    • Atos notariais, para escrituras, testamentos, protestos de letra e de autenticação e reconhecimento de documentos, traduções, fotocópias ou assinaturas
    • Casas e terrenos, para serviços relacionados com o registo predial
    • Cidadão, para serviços relacionados com o Cartão de Cidadão, o Passaporte, o registo de nascimento, casamento, divórcio e óbito ou heranças
    • Empresas e outras pessoas coletivas, para serviços relacionados com o registo comercial
    • Nacionalidade, para serviços de pedido de nacionalidade
    • Veículos, para serviços relacionados com o registo automóvel, documentos do veículo e carta de condução.
  • escolha o subtema, onde deve indicar o tipo de registo ou documento que vai tratar
  • escolha o motivo, onde específica o serviço que pretende agendar
  • indique o número de casos a tratar.

No passo seguinte, escolha o local e o horário do atendimento do serviço que pretende agendar e, depois, insira os seus dados:

  • o nome
  • o número do Cartão de Cidadão ou de outro documento de identificação
  • o email
  • o telemóvel.

Depois de confirmar os seus dados, vai receber um email ou uma SMS com um código para confirmar a marcação.

Vai também receber, por email ou SMS, as informações sobre o seu agendamento e o código de marcação.

Com o código de marcação pode validar a sua chegada ao local do atendimento. Insira o código de marcação na máquina de senhas, escolhendo a opção “Marcações”, e aguarde a sua chamada.

 

Através da aplicação, na opção “Marcar Atendimento” também pode:
  • adicionar a marcação ao calendário ou à agenda do telemóvel

  • consultar as suas marcações

  • cancelar uma marcação.

 

Se for preciso, pode cancelar o seu agendamento

Para cancelar um agendamento, no portal Siga ou na aplicação sigaApp, clique em “Cancelar marcação”, insira o seu email ou telemóvel e o código de marcação que lhe foi enviado.

 

Quanto custa?

O agendamento de um atendimento num balcão do IRN não tem custos. No entanto, o serviço que vai pedir pode ter custos.

 

Onde pode?

Pode agendar online um atendimento dos serviços de registo, através:

Em alternativa, pode agendar através do telefone:

Informação atualizada a 04 abril 2022 15:08