Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

BUPi marca presença nos Encontros PNAID

O Balcão Único do Prédio (BUPi) reforçou a sua proximidade com as comunidades portuguesas através da presença nos Encontros PNAID, dedicados à Diáspora, que tiveram lugar no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.
16 Dec 2022, 17:44
Paulo Madeira, Coordenador-Adjunto da eBUPi nos Encontros PNAID 2022
Paulo Madeira, Coordenador-Adjunto da eBUPi nos Encontros PNAID 2022

Pedro Ferrão Tavares, Secretário de Estado da Justiça, foi um dos oradores no Plenário Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID). Paulo Madeira, Coordenador-Adjunto da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), apresentou o BUPi, sinalizando a importância do conhecimento do território como dinamizador do desenvolvimento económico-social e a relevância de portugueses espalhados pelo mundo poderem proceder à identificação das suas propriedades preservando os seus direitos. Esta intervenção teve lugar no âmbito do painel “Dinâmicas de aceleração de parcerias e negócios”, na secção sobre a temática dos territórios. O BUPi esteve também presente no evento através de um espaço de exposição, onde parte da equipa da eBUPi esteve a divulgar o projeto e a prestar esclarecimentos aos participantes.

Os ENCONTROS PNAID 2022 dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora e são os primeiros desde que foi aprovado o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), em 2020, pela RCM nº 64/2020 de 18 de agosto. O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora é uma iniciativa governamental de valorização das comunidades portuguesas que tem como objetivo promover o investimento da diáspora, com foco no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora.

Atualmente, o BUPi está presente em 143 municípios. Já foram identificadas mais de 950 mil propriedades no âmbito do BUPi, 74% dos quais apenas em 2022. Mais de 155 mil pessoas já concluíram, de forma gratuita e sem aumento de impostos, os processos de georreferenciação, com o apoio de mais de 540 técnicos habilitados que colaboram, todos os dias, com a plataforma que pretende potenciar o conhecimento do território.


Ministério da Justiça