Congresso de Medicina Legal e Ciências Forenses em Coimbra
Em simultâneo, decorre a 1.ª reunião da Rede de Serviços Médico-Legais de Língua Portuguesa.
Congresso Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses
Falta uma semana para dar início ao 16.º Congresso Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.
O evento, promovido pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), irá acolher intervenções e comunicações nas áreas da patologia forense, da clínica forense, da toxicologia, da genética forense no contexto de catástrofes, da psiquiatria e da psicologia forenses, do direito e da ética.
Francisco Corte Real, presidente do INMLCF, na sua mensagem aos participantes do congresso, refere que os temas selecionados são “da maior pertinência e atualidade para as Ciências Forenses, face às inúmeras questões de que se revestem na prática pericial”.
O presidente do INMLCF também destaca que a “Medicina Legal Portuguesa possui uma história de serviço à Justiça e de serviço público que a todos nos deve orgulhar”.
O âmbito do congresso não se limita a Portugal, porque, ao longo dos três dias, acolhe a participação de diversos especialistas de países de língua oficial portuguesa, como Angola, Brasil, Cabo Verde e Moçambique.
Paralelamente à realização do congresso, decorre a 1.ª reunião da Rede de Serviços Médico-Legais de Língua Portuguesa, no dia 17 de novembro, às 18h30.
Com a criação desta rede, pretende-se, nas palavras de Francisco Corte Real, “facilitar a partilha de normas científicas, boas práticas médico-legais, textos de apoio, bem como o intercâmbio de estágios científicos, realização de acções científicas conjuntas, sempre no respeito pela autonomia decisória de cada País”.
No último dia, às 13h, decorre a sessão de encerramento com a entrega de prémios científicos à melhor comunicação oral e ao melhor poster.
O programa pode ser consultado na página do congresso. As inscrições podem ser feitas online até ao dia 14 de novembro ou no local durante os dias do congresso.