Polícia Judiciária alerta para mensagens falsas sobre MB Way
Está a circular uma mensagem falsa de email que anuncia uma parceria entre o serviço MB Way e a Polícia Judiciária. Trata-se de uma tentativa de phishing, um método que tem como objetivo aceder aos dados bancários das vítimas.
Imagem da mensagem de phishing enviada por email
A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), emitiu um alerta sobre a circulação de uma nova mensagem de Phishing que está a ser enviada por email.
A mensagem falsa, que já chegou às caixas de correio eletrónico de vários cidadãos, refere a existência de uma parceria entre o serviço MB Way e a Polícia Judiciária, “em resposta a ataques a sistemas bancários”, e incentiva os destinatários a clicarem no link apresentado para atualizarem os dados do cartão Multibanco.
Trata-se de uma tentativa de Phishing, uma burla que tem como objetivo aceder aos dados bancários das vítimas para as roubar.
“A Polícia Judiciária reitera que este email é falso e tem como finalidade única e exclusiva de recolha de elementos bancários, através de método conhecido como Phishing, pelo que deve ignorar esta mensagem, não responder à mesma e reportar SPAM, bem como apagar a mesma", pode ler-se no alerta emitido.
A PJ deixa, ainda, algumas recomendações que podem evitar que seja vítima de Phishing:
- Nunca aceda a links ou anexos de mails estranhos;
- Observe bem das características da mensagem (aspeto, eventuais erros ortográficos, argumentos persuasivos, que contenham ofertas generosas e despropositadas). isso ajudá-lo-á a reconhecer a falsidade da mesma;
- Tenha cuidado com a curiosidade e desconfie de notícias e ofertas sensacionalistas;
- Não se deixe guiar pelo tom ameaçador ou alarmista da mensagem;
- Ninguém dá prémios ou oferece um produto, se não estiver a participar num concurso;
- Ninguém oferece produtos abaixo do preço que é praticado pelo mercado;
- As instituições credíveis e sérias não utilizam estes meios/formas para comunicar com os seus clientes;
- Em caso de dúvida, contacte previamente, por telefone, a empresa ou instituição cujo nome está a ser utilizado;
- Não responda a este tipo de mensagens e apague-as imediatamente;
- Passe este alerta a familiares, amigos e outras pessoas próximas, para evitar que também elas sejam vítimas.