Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

RASI: criminalidade geral e violenta continua a baixar

O Relatório Anual de Segurança Interna relativo a 2021 indica que Portugal mantem uma trajetória de redução de criminalidade geral e violenta.
26 May 2022, 18:02
Ministra da Justiça durante a conferência de imprensa |Créditos: João Bica
Ministra da Justiça durante a conferência de imprensa |Créditos: João Bica

Portugal continua a ser um dos países mais seguros do mundo, mantendo a trajetória de redução de criminalidade geral e violenta dos últimos 15 anos, revelam os dados do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) relativo a 2021.

A criminalidade violenta em Portugal manifesta-se sobretudo nos grandes centros urbanos, por contraposição aos territórios de densidade populacional mais baixa, onde tem menos incidência, indica o relatório

Os dados mais recentes do RASI apontam, igualmente, para um aumento da criminalidade relacionada com a utilização da informática nos últimos anos, destacou a Ministra da Justiça, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho Superior de Segurança Interna de análise ao RASI 2021, esta quarta-feira, defendendo o investimento na literacia e nos meios de combate, por exemplo quando se fala de phishing ou de burlas relativas às aplicações de pagamentos eletrónicos.

“A nossa vida quotidiana mudou do papel para o digital, muito por força da pandemia, e isso teve reflexos também ao nível da criminalidade, designadamente do crime de burla informática”, referiu Catarina Sarmento e Castro.

Além do reforço dos meios da Polícia Judiciária, a Ministra considera que é preciso trabalhar também ao nível da formação das pessoas, “não só dos jovens, mas junto dos mais idosos, porque também eles começam a usar estes mecanismos”, afirmou.

Ministério da Justiça