Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Empresa na hora para cidadãos estrangeiros já abriu no Porto

O Balcão Company IN permite que cidadãos estrangeiros, que não tenham NIF português, criem uma empresa de forma imediata e simples.
26 Nov 2019, 17:19
IRN
Imagem de capa do Guia "How to incorporate a company in Portugal" 
Imagem de capa do Guia "How to incorporate a company in Portugal" 

Depois de arrancar em Lisboa, no Registo Nacional de Pessoas Colectivas, os serviços Company IN - Empresa na Hora para Estrangeiros estão agora disponíveis no Cartório Notarial de Competência Especializada (CNCE) de Matosinhos, alargando a capacidade de resposta à zona norte do país.

A Empresa na Hora é uma iniciativa de sucesso em Portugal. Só em 2018 foram constituídas, através do balcão, 24.472 empresas, e destas, 17% tiveram participantes estrangeiros.

Muito recentemente, a Empresa na Hora marcou presença na Web Summit 2019, a partir do espaço da StartUp Portugal, onde promoveu os serviços Company IN, com o objetivo de apoiar empreendedores estrangeiros que pretendessem desenvolver atividade em Portugal. Durante os dias do evento, que decorreu de 4 a 7 de novembro último, recebeu 150 pedidos de informação para constituição de empresas por estrangeiros, na sua maioria britânicos, brasileiros e libaneses.

Com a aproximação do Brexit, perspetiva-se que muitos investidores estrangeiros possam escolher Portugal para instalar o seu negócio. Para facilitar esse processo, a iniciativa Company IN permite a cidadãos estrangeiros criar uma empresa na hora mediante prévio agendamento, ter um atendimento em inglês, ter acesso a modelos de pactos e de procurações bilingue e beneficiar da intermediação dos serviços com a Autoridade Tributária para a atribuição imediata de NIF português.

As condições para criar uma empresa através do balcão Company IN estão explicadas em cinco passos, no guia “How to incorporate a company in Portugal”, disponível em Justica.gov.pt.

Ministério da Justiça