Registos Centrais: Balcão de Atendimento muda para Parque das Nações
Novo balcão da nacionalidade concentra o atendimento presencial até aqui prestado na Conservatória dos Registos Centrais e no Espaço Registos da Expo, já a partir de 1 de setembro.
Fachada do edifício do novo balcão da Nacionalidade no Parque das Nações
A partir de 1 de setembro, abre ao público o novo balcão da nacionalidade em Lisboa, que vai concentrar o atendimento presencial de pedidos de nacionalidade.
Este novo balcão – localizado no Parque das Nações, na zona do Campus da Justiça – vai receber todo o atendimento presencial que até aqui era prestado na Conservatória dos Registos Centrais, da Rua Rodrigo da Fonseca, e no Espaço Registos da Expo, em Lisboa.
Esta reorganização do atendimento presencial visa oferecer mais espaço, melhores instalações, maior comodidade no atendimento e maior acessibilidade, procurando elevar a qualidade do serviço prestado aos cidadãos.
No novo balcão o atendimento é prestado sem marcação (atendimento espontâneo), mediante senha do dia, e por agendamento. Os cidadãos com atendimento já agendado para os locais anteriores estão a ser contactados pelo IRN para confirmação da data e informar os utentes da nova morada.
O novo balcão localiza-se na Alameda dos Oceanos, n.º 67-L, Parque das Nações, 1990-208 Lisboa, e está aberto entre as 9h00 e as 16h00, para atendimento por marcação e espontâneo, e até às 19h00 funciona apenas para atendimento por agendamento.
Alternativas ao atendimento presencial que permitem maior comodidade
O IRN aconselha, contudo, a utilização dos canais não presenciais:
Os cidadãos podem enviar o requerimento de nacionalidade e respetivos documentos por correio postal para um balcão da Nacionalidade.
O envio por correio é igualmente recomendado aos cidadãos que já tenham um pedido de nacionalidade em fase de análise e necessitem de juntar documentos ao seu processo.
O serviço online, disponível no portal Justica.gov.pt, permite a submissão de todas as tipologias de pedido de nacionalidade e respetivos documentos. Este serviço é exclusivo e obrigatório para os mandatários (advogados e solicitadores inscritos nas respetivas Ordens em Portugal) que representam cidadãos estrangeiros no pedido de nacionalidade.
Consulta online do estado do processo
O IRN disponibiliza o serviço de consulta online do estado do processo, que permite saber em que fase se encontra o processo de nacionalidade sem deslocações a um balcão. Saiba como utilizar este serviço.
Está disponível o atendimento telefónico para apoio a questões da Nacionalidade na opção 1 da Linha Registos (+351) 211 950 500, das 9h00 às 17h00 de segunda a sexta.
Mais informações na página do IRN.