Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Eventos da Justiça

05 dezembro A 05 dezembro 2017 05 dezembro 2017

Encerramento da exposição "Condemnados à Pena Última"

Colégio da Trindade

A exposição foi prolongada até 5 de dezembro, com novo horário.

09 nov 2017, 11:40

A exposição “Condemnados à Pena Última”, organizada pela Secretaria Geral do Ministério da Justiça, pode ser visitada até ao dia 5 de dezembro na antiga Capela do Colégio da Trindade, atual Casa da Jurisprudência da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

A exposição, que conta com o apoio da FDUC, patente desde o dia 5 de julho, contou com a presença, na sessão solene de inauguração, de Sua Excelência o Presidente da República, da Ministra da Justiça, do Reitor da Universidade de Coimbra e do Diretor da FDUC.

Celebrando o avanço civilizacional alcançado por Portugal há 150 anos mediante a consagração da abolição da pena de morte para crimes civis em Carta de Lei, datada de 1 de julho de 1867 e outorgada pelo Rei D. Luís I, a exposição permite aos visitantes não só acompanhar o percurso luminoso desse ideal abolicionista tanto nos meios académicos, jurídicos e legislativos como tomar contacto com o lado sombrio de execuções à pena capital no nosso país, nalguns casos através de relatos presenciais da comoção que essas execuções causavam no seio da população.

A exposição, nesta sua continuidade, até ao dia 5 de dezembro, passa a estar aberta apenas no período da tarde, entre as 13h00 e as 17h00 horas mas mantendo a presença, como guias, dos 4 estudantes de mestrado da FDUC que ali têm estado, desde a  sua abertura, a acompanhar e informar os interessados, desenvolvendo um trabalho que tem sido muito louvado por todos os visitantes.

@(conteudoJusticaGovPt)