BUPi atinge meio milhão de RGG e lança app móvel
Evento em Bragança com presença de Pedro Ferrão Tavares, Secretário de Estado da Justiça, realizou o balanço do projeto BUPi e apresentou novidade tecnológica.
Foto de grupo da Cerimónia de Balanço da Expansão BUPI
Bragança foi hoje palco da Cerimónia de Balanço da Expansão BUPI, onde se revelou que o projeto já atingiu meio milhão de Representações Gráficas Georreferenciadas (RGG) finalizadas e de matrizes georreferenciadas na plataforma.
Pedro Ferrão Tavares, Secretário de Estado da Justiça, destacou o BUPi como o “projeto colaborativo do futuro de todos nós” lembrando que “só se pode fazer inovação, colaborando” e, por isso mesmo, é essencial uma dinâmica de partilha de experiências e de “ouvir quem está a servir os cidadãos”.
Carla Mendonça, Coordenadora da eBUPi, fez o balanço de um projeto que “que mobiliza todos e é um desígnio nacional”, que neste momento já conta com a adesão de 139 municípios, mais de 83 mil promotores, 753 técnicos habilitados ativos e cerca de 3 mil processos diários. Carla Mendonça lembrou, ainda, que “nos primeiros cinco meses deste ano, foram feitas tantas RGG como as que se fizeram desde o início do projeto, em 2017” e que “todos juntos vamos criar uma base de conhecimento do território e que lhe acrescente valor”.
O evento foi, igualmente, palco da apresentação da app móvel do BUPi, disponível para download gratuito na App Store para dispositivos Apple, e na Google Play Store, para dispositivos com sistema operativo Android. Esta App BUPi disponibiliza uma nova funcionalidade, que permite aos técnicos, cidadãos e outros utilizadores identificar as propriedades com a ajuda de telemóveis ou tablets, tendo, para isso, que se deslocar ao terreno e marcar os respetivos vértices através da aplicação. Foi ainda apresentado o vídeo “O potencial do Geohub BUPi na gestão do conhecimento” e, também, um primeiro estudo sobre a dimensão e uso do solo das propriedades registadas no BUPi.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias; de Carlos Miguel, Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território; de João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, para além de várias entidades parceiras do projeto, como é o caso do IRN, da AT e da DGT.