Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

BUPi disponibilizado em 144 municípios

Tabuaço junta-se à lista de municípios que disponibilizam a plataforma para identificar e registar propriedades rústicas e mistas, de forma gratuita e sem aumento de impostos.
20 fev 2023, 11:33
Imagem de terrenos agricolas
Imagem de terrenos agricolas

O município de Tabuaço, pertencente ao distrito de Viseu, acaba de integrar o Balcão Único do Prédio (BUPi), elevando para 144 o número de concelhos que disponibilizam esta plataforma aos seus habitantes.

A partir desta segunda-feira, os proprietários de terrenos rústicos e mistos em Tabuaço já podem identificar, gratuitamente e sem aumento de impostos, as suas propriedades no balcão de atendimento da Câmara Municipal, com o apoio de um técnico habilitado, ou, na plataforma online, em bupi.gov.pt. Para facilitar o levantamento das coordenadas geográficas dos terrenos por parte dos proprietários, foi disponibilizada a App BUPi, uma aplicação gratuita, disponível na Google Play Store e na App Store, que permite o posterior carregamento das coordenadas dos terrenos na plataforma BUPi.

Com a inclusão deste município, o BUPi cobre, agora, uma área de 38.444 quilómetros quadrados, onde habitam mais de 4,3 milhões de pessoas e se localizam mais de 8,4 milhões de matrizes rústicas.

O BUPi é uma plataforma inovadora que tem como objetivo contribuir para um maior conhecimento e valorização do território. No âmbito do projeto, mais de 180 mil cidadãos já identificaram, gratuitamente e sem qualquer aumento de impostos, mais de 1,1 milhões de propriedades. Cerca de 900 técnicos habilitados prestam apoio presencial e assistido ao cidadão na identificação das suas propriedades no BUPi.

Na componente do registo da propriedade, o sistema simplificado aplica-se a todo o território nacional, nos 308 municípios, e está em plena operacionalização nos serviços de registo predial competentes.

Ministério da Justiça