Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

SGMJ sobre a exposição “Condemnados à Pena Última”

Carlos de Sousa Mendes fala sobre uma exposição que celebra a abolição da pena de morte em Portugal, que, este ano, comemora o seu 150.º aniversário.
19 set 2017, 09:12
Abolição da pena de morte
Abolição da pena de morte

A exposição “Condemnados à Pena Última” está instalada no Colégio da Trindade, em Coimbra, até dia 30 de outubro e é uma iniciativa do Ministério da Justiça que conta com o apoio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

O Secretário-Geral do Ministério da Justiça, Carlos de Sousa Mendes, afirma que esta “é uma exposição que pretende celebrar um avanço civilizacional que Portugal, um país pequeno, conseguiu há 150 anos”.

Neste espaço, estão presentes algumas das figuras mais importantes do movimento abolicionista em Portugal, como António Ribeiro dos Santos, considerado “o primeiro abolicionista português”.

O Secretário-Geral refere também que a exposição pretende não só retratar o sofrimento daqueles que são condenados à pena capital, mas também àqueles que assistem à execução.

“Esta exposição foi organizada para que qualquer pessoa, qualquer cidadão consiga perceber o que aconteceu até chegarmos até ao ponto em que nos encontramos, que é um marco civilizacional”, declara Carlos de Sousa Mendes.

Recorde-se que no próximo dia 10 de outubro se celebra o Dia Mundial Contra a Pena de Morte.

Ministério da Justiça