Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

Unidade da PJ em Évora: “esperança e renovação”

A Ministra da Justiça esteve presente na inauguração e destacou o prestígio e a confiança que a PJ “tão justamente conquistou”.
27 nov 2017, 17:48
PJ
Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na inauguração da Unidade Local da PJ, em Évora
Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, na inauguração da Unidade Local da PJ, em Évora

A criação da Unidade Local da PJ em Évora, inaugurada a 25 de novembro, insere-se num quadro maior, inscrito no programa do Governo, de “melhoria da capacitação da Polícia Judiciária” e particularmente no combate ao terrorismo, à cibercriminalidade, aos crimes contra a autodeterminação sexual de menores e à criminalidade económica e financeira.

Francisca Van Dunem lembrou que, no seu discurso no 72.º aniversário da Polícia Judiciária (PJ), já tinha afirmado que “agiria no limite das minhas capacidades para assegurar as melhores condições de desempenho aos seus funcionários”.

A representação da PJ em Évora é uma necessidade antiga no plano da descentralização territorial dos serviços. A Ministra da Justiça recordou que existe documentação de 1978 na qual “a Polícia Judiciária sinalizou ao Governo a necessidade da criação de uma extensão territorial em Évora”.

Por isso, Francisca Van Dunem, afirmou que é “com grande alegria que presido a este ato inaugural”, lembrando que não se esquece da “existência de carências noutras áreas do território nacional” e que estas “não serão esquecidas”.

Nestes dois anos de Governo, em relação à Polícia Judiciária, foi instalada a Unidade Nacional de Combate ao Crime - UNC3T e configurado o Ponto Único de Contacto (PUC) de cooperação policial internacional. Simultaneamente, foi criada uma nova interface de comunicação da PJ com os cidadãos e criado o sistema de queixa eletrónica.

No entanto, a Ministra avisou que “desafios novos na prevenção e na repressão que demandam ainda mais capacitação de recursos humanos, maior detenção na formação, investimento em tecnologias, equipamentos e formas diversas de articulação com os outros”.

Nas palavras de Francisca Van Dunem, “este é o tempo de passar da modernidade das formas à atualização nas competências, nos meios, nos métodos”.

Referindo-se concretamente à Unidade Local da PJ em Évora e dirigindo-se ao Diretor Nacional da PJ, afirmou que este espaço “tem também o valor simbólico de esperança e da renovação”. De esperança “de podermos melhorar ainda as condições de trabalho e as expectativas de carreira”.

Trata-se de uma Unidade Local importante para cobrir uma vasta área de território. Terá 15 pessoas a trabalhar em contínuo: um inspetor chefe, dez inspetores, três administrativos e dois seguranças.

A sessão de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, do Diretor Nacional da Polícia Judiciária, do Presidente do Tribunal da Relação de Évora e do Procurador-Geral Distrital de Évora, bem como de magistrados, autoridades locais, dirigentes e funcionários da Polícia Judiciária.

Ministério da Justiça