O Sistema Público de Apoio à Conciliação no Sobre-Endividamento (SisPACSE) é um sistema público de resolução alternativa de litígios que ajuda o devedor - pessoa singular ou empresário em nome individual - a chegar a um acordo com os seus credores, com o apoio de um profissional especializado - o Conciliador.
A adesão é voluntária, mas todos devem participar numa sessão informativa obrigatória, onde o conciliador explica os objetivos, o funcionamento e o valor legal dos acordos, evitando a necessidade de ir a tribunal.
Se o credor faltar sem justificação a essa sessão, poderá ter custos judiciais mais altos em processos futuros sobre as mesmas dívidas.
Se o credor aceitar negociar, durante esse período não pode avançar com ações judiciais, iniciar penhoras nem pedir a insolvência do devedor.
Se for alcançado um acordo de conciliação, este passa a ter valor legal igual a uma sentença judicial - ou seja, se não for cumprido, pode ser executado em tribunal, tal como qualquer decisão judicial.
Além do SisPACSE, existem outros serviços reconhecidos pelo Ministério da Justiça que podem ajudar com informação, aconselhamento e apoio para criar um plano de pagamentos.