Acordo garante financiamento europeu da Justiça para 2021-2027
A Presidência do Conselho e o Parlamento Europeu chegaram, recentemente, a um acordo provisório sobre o programa "Justiça", que estabelece o financiamento neste domínio para o período 2021-2027.
Capa da infografia sobre o Orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027
O programa visa apoiar o desenvolvimento de um espaço europeu de justiça assente no Estado de direito, no reconhecimento mútuo e na confiança mútua, em particular facilitando o acesso à justiça e promovendo a cooperação judiciária em matéria civil e penal e a eficácia dos sistemas de justiça nacionais.
Com um orçamento de 305 milhões de euros define quatro objetivos específicos:
- facilitar e apoiar a cooperação judiciária em matéria civil e penal e promover o Estado de direito, a independência e a imparcialidade do sistema judicial
- apoiar e promover a formação judiciária, com vista a fomentar uma cultura comum em matéria jurídica, judiciária e de Estado de direito
- facilitar o acesso efetivo e não discriminatório à justiça para todos, inclusive através de meios eletrónicos,
- apoiar os direitos de todas as vítimas de crimes, assim como os direitos processuais dos suspeitos e arguidos
As atividades financiadas ao abrigo do programa destinam-se a magistrados e a outros profissionais da justiça, bem como a organizações da sociedade civil.
Está definido que, durante a execução do programa, será dada especial atenção à promoção da igualdade de género, aos direitos da criança, à proteção das vítimas e à aplicação efetiva do princípio da igualdade de direitos e da não discriminação.
Para mais informação, consulte os dados gerais sobre o orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027.