Atributos profissionais através de Cartão de Cidadão e CMD
Governo define condições de autenticação eletrónica da qualidade profissional
Cartão de Cidadão
Foi hoje publicada em Diário da República, a portaria que vem definir as condições de utilização do Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP) através do Cartão de Cidadão e Chave Móvel Digital.
O SCAP permite ao utilizador, através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital autenticar-se ou assinar eletronicamente, atribuindo-lhe valor probatório, permitindo-lhe comprovar o cargo que exerce em determinada entidade comercial, sem necessidade de exibir qualquer outro comprovativo.
O SCAP poderá ser utilizado por administradores, gerentes ou diretores das Sociedades Anónimas, Sociedades por Quotas ou Cooperativas, para a assinatura dos contratos de gestão corrente, como sejam, contratos com as entidades fornecedoras de eletricidade, água, gás e serviços de telecomunicações, contratos com outros fornecedores, contratos de trabalho, e, entre outros, procedimentos associados à formação e execução de contratos públicos.
Passa assim a ser possível que contratos, que até hoje obrigavam a deslocações por parte dos órgãos sociais das empresas, ou dos seus representantes, possam ser assinados, com segurança, à distância. Evitam-se milhares de horas de deslocações desnecessárias, facilitando a vida ao cidadão e ao empresário.
Esta medida, prevista no Simplex+, resulta do trabalho conjunto entre as áreas governativas da Justiça, Presidência do Conselho de Ministros e Planeamento e das Infraestruturas.