BUPi em destaque no evento da APDSI sobre Gestão Florestal
A Coordenadora da eBUPi, Carla Mendonça, participou no primeiro evento do Ciclo “Gestão do Território Florestal”, organizado pela APDSI, subordinado ao tema "Identificação do Território", no qual o Balcão Único do Prédio (BUPi) assume um papel central.
Ciclo de Conferências APDSI “Gestão do Território Florestal”
A Coordenadora da eBUPi, Carla Mendonça, participou no primeiro evento do Ciclo “Gestão do Território Florestal”, organizado pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), subordinado ao tema "Identificação do Território", no qual o Balcão Único do Prédio (BUPi) assume um papel central.
Carla Mendonça destacou a mudança de paradigma trazida pelo sistema de informação cadastral simplificado e pelo Balcão Único do Prédio, no âmbito dos procedimentos de registo e do cadastro, tendencialmente mais morosos e difíceis de concretizar, para uma lógica colaborativa entre entidades da administração central e local, centrado no cidadão e gratuito.
A Coordenadora da eBUPi sublinhou, ainda, que o BUPi está prestes a atingir o marco de um milhão de representações gráficas georreferenciadas (RGG), sendo que 72% deste valor foi alcançado este ano. Para o primeiro trimestre de 2023, estão previstos os primeiros testes para a implementação do Número de Identificação do Prédio (NIP), que pretende ser um referencial único para cada propriedade, funcionando como o equivalente ao “cartão de cidadão”.
A sessão, moderada por Rui Pedro Julião, Coordenador do Grupo de Missão “Território Inteligente” da APDSI, contou, ainda, com as presenças de Pedro Tavares, Secretário de Estado da Justiça; Filomena Rosa, Presidente do Conselho de Administração do Instituto dos Registos e do Notariado; Lurdes Ferreira, Subdiretora-Geral da Área do Património da Autoridade Tributária e Aduaneira; e Sónia Santos, Associate Director da Accenture.