Ir para Conteúdo principal
justica.gov.pt

Notícias

BUPi já está disponível em 143 municípios

Alcobaça e Arcos de Valdevez aderem esta segunda-feira à plataforma que potencia o conhecimento do território.
14 nov 2022, 09:18
Terreno misto
Terreno misto

A partir de hoje, o Balcão Único do Prédio (BUPi) é disponibilizado aos proprietários de prédios rústicos e mistos em 143 municípios.

Com estas duas novas entradas, na componente de identificação da propriedade, a plataforma de conhecimento do território alcançou os 143 municípios do processo de adesão, ficando cada vez mais perto de cumprir o objetivo de chegar a 153 concelhos do Centro e Norte do país que não dispõem de cadastro predial rústico.

O projeto cobre, agora, uma área de mais de 38 mil km2, num conjunto de municípios onde habitam mais de 4,3 milhões de pessoas, nos quais se localizam mais de 8,4 milhões de matrizes rústicas.

O BUPi é uma plataforma inovadora que pretende contribuir para um maior conhecimento e valorização do território, permitindo a identificação de propriedades, de forma simples, gratuita e sem aumento de impostos. Está disponível online em bupi.gov.pt e, fisicamente, nos balcões dos municípios aderentes ao projeto.

Em junho deste ano, foi lançada a App BUPi, uma aplicação gratuita, disponível na Google Play Store e na App Store, que facilita, por parte do cidadão, o levantamento e posterior carregamento das coordenadas geográficas dos terrenos no BUPi.

No âmbito do BUPi, já foram identificadas mais de 860 mil propriedades, das quais mais de 610 mil foram identificadas já em 2022. Os processos de RGG foram concluídos por cerca de 140 mil promotores, com o apoio de mais de 450 técnicos habilitados que colaboram diariamente com a plataforma.

Na componente do registo da propriedade, o sistema simplificado aplica-se a todo o território nacional, nos 308 municípios, e está em plena operacionalização nos serviços de registo predial competentes.

Ministério da Justiça